Lula ameaça largar a mão de Boulos para não amargar derrota para Tarcísio
O candidato Guilherme Boulos (PSOL) está minimizando a ausência do presidente Luiz Inácio Lula da Silva nos eventos deste sábado (28), mas é um revés importante para a sua campanha.
Boulos não está garantido no segundo turno. Tradicionalmente, as forças de esquerda avançam para a segunda etapa na capital paulista, mas o que mostram as pesquisas é um empate técnico entre o psolista, Ricardo Nunes (MDB) e Pablo Marçal (PRTB).
Lula, que havia se comprometido com duas caminhadas/comício pelas periferias nas zonas leste e sul, agora decidiu esticar a viagem internacional e vai à posse da presidente do México.
Só que Boulos ainda não conseguiu converter todos os votos de Lula na eleição presidencial de 2022, apesar da exposição do presidente na TV.
Segundo o Datafolha, 18% dos eleitores de Lula votam em Nunes. Essa fatia da população não está tão focada na polarização entre direita e esquerda, mas preocupada com o asfalto na rua, a creche e a vaga no hospital.
A presença física de Lula na periferia era muito importante para acenar para esse eleitor da periferia e para as mulheres, que costumam decidir seu voto na última hora.
O presidente ainda promete vir a São Paulo na véspera do pleito, dia 5 de outubro, mas é pouco, dada a importância dessa eleição. Fontes do PT alegam ciúmes de outros candidatos pelo país, mas o partido nunca foi capaz de deter Lula.
No início da campanha, o presidente se empenhou por Boulos. Não só avalizou seu nome como candidato, como disse várias vezes que a disputa em São Paulo era entre ele e o "outro", referindo-se a Jair Bolsonaro.
Só que naquela época não havia o fator Marçal.
O candidato do PRTB aglutinou os votos da direita, sem necessariamente canibalizar tanto Nunes. A candidatura do prefeito à reeleição dá mostras de resistência não pelo esforço de Bolsonaro, que ficou oportunisticamente com um pé em cada canoa, mas pela insistência do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).
Uma vitória de Nunes será uma vitória de Tarcísio.
Com as pesquisas de intenção de voto indicando que Nunes vence Boulos no segundo turno, Lula vai passar recibo de que não quer amargar uma derrota para Tarcísio se abandonar seu apadrinhado agora.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.