Topo

Rogério Gentile

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Facebook é condenado a indenizar Maria Zilda por invasão hacker

Maria Zilda (Reprodução - Instagram) - Reprodução / Internet
Maria Zilda (Reprodução - Instagram) Imagem: Reprodução / Internet

Colunista do UOL

25/03/2021 09h47

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A Justiça de São Paulo condenou o Facebook a indenizar a atriz Maria Zilda em R$ 40 mil por danos morais.

Em 20 de outubro do ano passado, dia que completou 70 anos, a atriz teve a sua conta no Instagram invadida e bloqueada por hackers. Com isso, perdeu cerca 50 mil seguidores e todo o conteúdo publicado em nove anos de postagens, incluindo cerca de 100 entrevistas que fizera com artistas.

.À Justiça, Maria Zilda disse que, em decorrência da invasão, não conseguiu também realizar lives programadas, o que lhe trouxe prejuízos financeiros.

O juiz Miguel Ferrari Júnior, da 43ª Vara Cível de São Paulo, afirmou em sua decisão que o Facebook não prestou um serviço adequado e seguro. "Ao permitir que terceiro invada o seu sistema e bloqueie perfis dos usuários, violou o dever legal de segurança."

Maria Zilda queria R$ 1 milhão de indenização, considerando danos morais e materiais. Na ação, ela afirma que o golpe é articulado por uma máfia que tem como objetivo final vender seguidores.

Cabe recurso à decisão.

Na defesa apresentada à Justiça, o Facebook afirmou que restabeleceu a conta da atriz e que a invasão hacker não ocorreu por sua responsabilidade ou culpa

"Uma das principais preocupações da rede sempre foi a de zelar pela segurança e harmonia do serviço", afirmou à Justiça o advogado Celso de Faria Monteiro, que representa o Facebook.

A rede social disse que informa sempre seus usuários sobre as providências que podem ser tomadas para manter uma conta segura.

"A responsabilidade pela segurança da conta é de cada usuário, que não deverá compartilhar sua senha ou o código de verificação, tampouco deixar alguém acessar sua conta ou fazer qualquer outra coisa que possa comprometer a segurança", afirmou. Para o Facebook, não é sua obrigação "verificar se cada um dos usuários está seguindo as medidas de segurança disponibilizadas".