Topo

Rogério Gentile

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Universal perde processo, e igreja rival pode usar o nome 'Reino de Deus'

Edir Macedo   - Reprodução
Edir Macedo Imagem: Reprodução

Colunista do UOL

08/12/2022 09h44

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O Tribunal de Justiça de São Paulo decidiu que uma igreja rival da Universal também pode se chamar "do Reino de Deus".

Em julho de 2020, a Igreja Universal do Reino de Deus processou a Igreja das Nações do Reino de Deus acusando-a de tentar confundir os fiéis com o objetivo de obter "vantagem econômica indevida" por meio de doações.

A Igreja das Nações foi fundada por um dissidente da Universal, o bispo Romualdo Panceiro, que atuou na igreja de Edir Macedo por mais de 30 anos e chegou a ser um dos seus principais ministros, tendo sido, inclusive, cogitado para comandar a entidade.

Em 2018, Macedo e Romualdo romperam.

Além do nome "Reino de Deus", a Igreja das Nações utiliza, da mesma forma que a Universal, uma pomba como símbolo, assim como a expressão "Jesus Cristo" no logotipo das fachadas e altares dos templos.

"Há uma cristalina má-fé", afirmou a Universal no processo.

Na defesa apresentada à Justiça, a Igreja das Nações disse que a expressão "Reino de Deus" é um "termo apregoado normalmente por todos os cristãos", que sua origem é bíblica, e que não pode haver monopólio.

A pomba, da mesma forma, é, de acordo com a igreja, um signo importantíssimo para a fé cristã, pois remete ao batismo de Jesus Cristo. No processo, a igreja cita um trecho da Bíblia: "Batizado, Jesus subiu imediatamente da água e logo os céus se abriram e ele viu o Espírito de Deus descendo como uma pomba e vindo sobre ele."

A igreja declarou que sua intenção "nunca foi a de ludibriar as pessoas, mas, sim, "a de propagar a palavra de Deus". Afirmou ainda que com o "intuito pacificador", mudou o desenho, bem como a fonte da letra do nome de "Jesus Cristo" no seu logotipo, para "provar que seu único objetivo é propagar a palavra de Cristo".

A Universal foi derrotada em primeira e em segunda instâncias.

O desembargador Natan Arruda, relator do processo no TJ, afirmou na decisão publicada no dia 6 de dezembro que a expressão 'Reino de Deus' é "admitida efetivamente em todo o mundo cristão" e que o seu uso não afronta os direitos de marca da Universal.

Disse também que a pomba significa paz no mundo ocidental e que os termos questionados pela Universal são de uso comum no âmbito religioso.

A Universal ainda pode recorrer.