Rogério Gentile

Rogério Gentile

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Daniel Alves será julgado sob acusação de usurpar música de sertanejos

Condenado por estupro na Espanha, o jogador de futebol Daniel Alves vai ser julgado nas próximas semanas no Brasil sob acusação de ter se apropriado de uma música feita por dois compositores sertanejos.

O processo foi aberto contra o atleta pelo músico Giuliano Matheus, que já teve canções gravadas por Gusttavo Lima, Wesley Safadão e Bruno & Marrone, entre outros, e seu filho Thiago Matheus, que já compôs para Marcos & Belutti e que também atua como intérprete.

O alvo da reclamação judicial é uma música chamada "Avião", lançada por Daniel Alves em 2020, em um projeto da ONU (Organização das Nações Unidas) de combate à desinformação em torno da pandemia do coronavírus.

A música, cuja letra diz que "tudo vai passar" e "é só acreditar", foi gravada em um clipe do qual participaram cantores famosos como Fábio Jr., Nando Reis, Carlinhos Brown, Sandra de Sá e Roberta Miranda, entre outros.

Os compositores dizem que Daniel lhes "usurpou" a autoria da canção. A defesa nega (leia mais abaixo).

Viagem a convite e inclusão de versos

De acordo com o relato que fizeram à Justiça, no início de 2016, Giuliano foi para a Espanha a convite de Daniel, que à época jogava no Barcelona. O atleta tinha interesse em entrar no mercado da música e o objetivo da conversa seria tratar de uma futura parceria.

Segundo o compositor, no ano seguinte, em uma nova reunião, na Itália, ele teria mostrado a canção "Avião", que fizera com o filho, para o atleta.

Daniel teria adorado a música, que seria uma homenagem ao avô de Giuliano, chegando a se emocionar. O jogador, então, teria sugerido escrever alguns versos para serem incluídos na obra, o que acabou ocorrendo, sempre de acordo com o relato feito à Justiça.

Continua após a publicidade

Com o passar dos meses, no entanto, a relação entre eles se desgastou por divergências comerciais e a canção foi parar na gaveta.

Em dezembro de 2020 veio a surpresa: Daniel Alves lançou o vídeoclipe da música em um projeto com a ONU.

"Ele excluiu fraudulentamente os nomes dos verdadeiros criadores", disseram os compositores à Justiça. "Ou seja, para fazer uma campanha contra fake news, a ONU utilizou uma obra de autoria fake!".

O processo foi aberto em 2021 e deve ser julgado em breve.

O que diz a defesa

No dia 13 de março, os advogados do atleta apresentaram suas alegações finais à Justiça nas quais negam as acusações.

Continua após a publicidade

"A obra foi concebida única e exclusivamente por Daniel Alves", afirmou a defesa do atleta. "Nem de longe a letra da música 'Avião' guarda relação de homenagem ao avô de alguém", declararam os advogados no processo.

O atleta disse que, ao contrário do alegado, foi ele quem mostrou a canção a Giuliano. O compositor teria feito algumas sugestões, mas Daniel disse que não as acolheu.

O jogador afirmou à Justiça que a acusação é uma "armadilha" e que a obra é um produto criativo de sua autoria. "Eles querem se enriquecer ilicitamente", afirmou no processo, ressaltando que os compositores não teriam "apresentado qualquer prova documental idônea".

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes