Topo

Tales Faria

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Se continuar assim, além de inelegível, Bolsonaro acabará preso

Colunista do UOL

03/05/2023 20h15

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Após uma operação da PF (Polícia Federal) apurar uma suposta fraude nos dados de vacinação contra a covid-19 do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o colunista do UOL Tales Faria afirmou que Bolsonaro pode acabar preso.

Durante o programa Análise da Notícia ele relembrou uma série de denúncias contra o ex-presidente que podem levá-lo para a prisão, e também falou sobre o julgamento do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) que pode tornar Bolsonaro inelegível por críticas às urnas eletrônicas e ao sistema eleitoral brasileiro.

Se continuar assim, além de inelegível, Bolsonaro acaba preso. Tales Faria

Denúncias contra Bolsonaro vão se avolumando. Além da investigação sobre suposta fraude no cartão de vacinação, Tales citou a acusação de descaminho ou tentativa de contrabando das joias árabes contra Bolsonaro, e também as acusações de incitação ao golpe de estado e incitação à população não se vacinar contra a covid-19. "Pode acabar preso e não é por pouco tempo. Se for condenado por metade desses crimes, ele terá que cumprir vários anos na prisão", disse.

Falsificação do atestado de vacinação. Na investigação conduzida pela PF sobre suposta fraude nos dados de vacinação, Bolsonaro pode responder pelos crimes de infração de medida sanitária preventiva, associação criminosa, inserção de dados falsos em sistema de informação e corrupção de menores.

Se for preso, Bolsonaro perde força no campo conservador. Ainda durante o programa, Tales afirmou que Bolsonaro irá "sumir" e perder força política na direita, caso seja condenado e preso. Dessa forma, iria abrir espaço para o surgimento de um novo líder político no campo conservador. "Imagina Bolsonaro ficando de 5 a 10 anos preso, nesse período deve aparecer outra figura até no campo conservador com mais substância e até com mais simpatia, então ele dificilmente volta".

Presidente deve dar o exemplo. Para o colunista do UOL, o presidente da República é uma figura que deve dar exemplos para a população e, por isso, as penas deveriam ser maiores para crimes cometidos por pessoas nessa posição. "Acho que deveria haver uma lei dizendo que crimes cometidos por presidente da república ou chefes de Estado são majorados no dobro da pena, porque o cara é quem deve dar o exemplo para a população", encerrou.

O Análise da Notícia vai ao ar às terças, quartas e quintas, às 19h.

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.

Veja a íntegra do programa: