Topo

Tales Faria

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Nem governo, nem oposição: Arthur Lira é quem manda na CPI do 8 de janeiro

Colunista do UOL

25/05/2023 20h20

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O colunista do UOL Tales Faria afirmou que o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), é quem realmente manda na CPI das invasões às sedes dos Poderes em 8 de janeiro.

Apesar de a senadora Eliziane Gama (PSD-MA) ter ficado com a relatoria, o senador Cid Gomes (PDT-CE) com a vice-presidência e o deputado federal Arthur Maia (União Brasil-BA) com a presidência da CPI, Tales disse, durante o programa Análise da Notícia, que Lira conseguiu emplacar a maioria dos 32 parlamentares que irão fazer parte da comissão.

Nem governo e nem oposição. O Arthur Lira é quem manda na CPI do 8 de janeiro".
Tales Faria

Na avaliação do colunista do UOL, entre senadores e deputados, Lira conseguiu emplacar 15 nomes que o apoiam incondicionalmente, além de outros cinco nomes governistas, mas que tiveram seu aval para compor a CPI.

Renan Calheiros e Eduardo Braga desistiram. Ontem, os senadores Renan Calheiros (MDB-AL) e Eduardo Braga (MDB-AM) foram até o presidente Lula (PT) revelar que a maioria dos nomes da CPI era de Lira, e não do governo. Lula respondeu que não teria o que fazer além de tentar partilhar essa maioria que Lira possuía, e os senadores resolveram não participar mais da CPI.

Disputa apertada no Senado. No Senado, o governo conseguiu emplacar mais nomes na CPI do que Arthur Lira, mas a disputa foi apertada. Apoiado por Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), de quem é bastante próximo, Lira conseguiu 7 nomes que o apoiam. O governo, por outro lado, fortalecido pelos seis nomes indicados pelo bloco composto por PT, Rede, PSD e PSB, indicou 8 nomes para a CPI.

Grande jogada. Fortalecido pelo blocão formado por União Brasil, PP, PDT, PSB, Avante, Solidariedade, Patriota, PSDB e Cidadania que surgiu na Câmara, Arthur Lira conseguiu maioria. O maior bloco indicou cinco nomes, sendo três "liristas" e dois governistas. O suplente do bloco, entretanto, é o bolsonarista (e lirista) Felipe Francischini (União Brasil-PR), que pode substituir um dos outros nomes a qualquer momento.

Lira vetou nome de Lindbergh Farias. Uma grande esperança da ala comandada por Renan Calheiros era a presença do deputado Lindbergh Farias (PT-RJ) na CPI. Lira, entretanto, vetou o nome do deputado. Em um telefone com lideranças do PT, Lira disse que "os ânimos poderiam ficar acirrados" com Lindbergh na CPI e, por isso, o nome do PT foi vetado.

Ao menos 15 nomes da CPI são "liristas". Na avaliação de Tales, Lira conseguiu assegurar 15 parlamentares na CPI e ainda conta com cinco governistas que tiveram seu aval para fazerem parte da CPI. "São 32 integrantes e se tiver mais de 16, tem maioria. Ele tem 15 e pode chegar a 20", disse.

Única salvação para Lula é a economia. Diante do cenário, o colunista do UOL afirmou que a única salvação para o governo Lula é a economia, pois assim, conquistaria o apoio do chamado centrão. "Se a economia for muito bem e a população estiver a favor do Lula, o centrão vai lá e se rende, ele não costuma brigar com os fatos. Mas se a economia não for bem, o centrão vai todo com o Lira", afirmou.

Composição da CPMI:

SENADO

Bloco União-MDB-Podemos-PDT-PSDB

- Veneziano Vital do Rego (MDB)

- Marcelo Castro (MDB)

- Soraya Thronicke (União)

- Davi Alcolumbre (União)

- Marcos Do Val (Podemos)

- Cid Gomes (PDT)

Bloco PT-Rede-PSB-PSD

- Eliziane Gama (PSD)

- Omar Aziz (PSD)

- Otto Alencar (PSD)

- Fabiano Contarato (PT)

- Rogerio Carvalho (PT)

- Ana Paula (PSB)

Bloco PL-Novo

- Eduardo Girão (Novo)

- Magno Malta (PL)

Bloco PP-Republicanos

- Esperidião Amin (PP)

- Damares Alves (Republicanos)

CAMARA

Bloco União-PP-PDT-PSB-Avante-Solidariedade-Patriota-PSDB-Cidadania

- Arthur Maia (União)

- Duarte Junior (PSB)

- Amanda Gentil (PP)

- Carlos Sampaio (PSDB)

- Duda Salabert (PDT)

Bloco MDB-PSD-Republicanos-Pode-PSC

- Paulo Magalhães (PSD)

- Rafael Brito (MDB)

- Aluisio Mendes (Republicanos)

- Rodrigo Gambale (Podemos)

PL

- André Fernandes

- Delegado Ramagem

- Filipe Barros

PCdoB-PT-PV

- Rubens Pereira Junior (PT)

- Rogério Correa (PT)

- Jandira Feghalli (PCdoB)

PSOL-Rede

- Erika Hilton (Psol)

O Análise da Notícia vai ao ar às terças, quartas e quintas, às 19h.

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.

Veja a íntegra do programa: