Topo

Thaís Oyama

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Pronunciamento terá vitimização e promessas de "eu voltarei"

Colunista do UOL

01/11/2022 11h55

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O tom do pronunciamento que o presidente Jair Bolsonaro deve fazer logo mais à tarde será de vitimização. Mas servirá também para sinalizar que o ex-capitão não está fora do jogo.

No discurso, Bolsonaro dirá que perdeu a eleição por culpa de um complô da mídia e que o Judiciário não conseguiu garantir a paridade de condições entre ele e Luiz Inácio Lula da Silva, com prejuízo para a sua candidatura.

O presidente dirá ainda que permanecerá no PL, partido ao qual se filiou para concorrer à eleição, e que de lá pretende "liderar a oposição" ao governo Lula — uma senha para 2026.

O presidente, segundo um colaborador, pediu que o Ministério da Defesa e o PL fizessem relatórios sobre os boletins das urnas divulgados pelo TSE para "verificar se houve irregularidades ou fraudes na votação". A checagem está em curso.