Topo

Thaís Oyama

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Lula é pressionado a adiar decisão sobre STF por 'pacotão' de indicações

Colunista do UOL

10/04/2023 14h13Atualizada em 10/04/2023 16h32

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O presidente do TCU (Tribunal de Contas da União) Bruno Dantas e o senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) sugeriram que o presidente Lula (PT) segure a decisão de indicar um nome ao STF (Supremo Tribunal Federal) até outubro, que é quando a ministra Rosa Weber se aposentará, segundo a apuração da colunista do UOL Thaís Oyama.

Com essa espera, Lula teria duas indicações à Corte, já que o ministro Ricardo Lewandowski se aposenta amanhã.

Esse 'pacote' levado pelo Bruno Dantas e por Vital do Rêgo incluiria as duas vagas do STF, três vagas no STJ (Superior Tribunal de Justiça), duas vagas no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e a vaga do procurador-geral da República".
Thaís Oyama, colunista do UOL

Para Dantas e Vital do Rêgo, que participaram de um almoço com Lula, o nome de Zanin ficaria "diluído" em meio às indicações.

O que eles alegam oficialmente? O argumento oficial é: 'olha, o Cristiano Zanin é seu preferido, mas como o senhor também sabe, ele foi seu advogado por muito tempo na Lava Jato e isso é um elemento complicador, é difícil para o Senado aceitar isso'. É um fator de desgaste para os senadores, pois passa pelo Senado a aprovação de qualquer indicação ao STF".
Thaís Oyama, colunista do UOL

Além disso, a pressão sobre Lula para indicar uma mulher negra à Corte também seria diluída.

"Na versão deles e de quem apoia a sugestão, como Rodrigo Pacheco (PSD-MG), isso ajudaria a diluir essa pressão, porque Lula não indicaria uma mulher para a primeira e a segunda vaga para o STF, mas poderia indicar uma mulher para uma das vagas no STJ, por exemplo".
Thaís Oyama, colunista do UOL

O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em três edições: às 8h, às 12h e às 18h. O programa é sempre ao vivo.

Quando: de segunda a sexta, às 8h, às 12h e 18h.

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.

Veja a íntegra do programa: