Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos


Imagem modificada faz cartaz pró-Bolsonaro virar mensagem falsa sobre Moro

Arte UOL sobre foto de Nelson Almeida/AFP
Imagem: Arte UOL sobre foto de Nelson Almeida/AFP

Lucas Borges Teixeira

Colaboração para o UOL, em São Paulo

01/07/2019 14h59

Diversas fotos foram divulgadas sobre as manifestações de apoio ao ministro Sergio Moro, da Justiça e Segurança Pública, no último domingo (30). Entre elas, uma se destacou por seu conteúdo duvidoso.

"Sérgio Moro é bom pra burro!", diz o suposto cartaz de uma apoiadora do governo de Jair Bolsonaro (PSL), com uma camisa amarela e a bandeira do Brasil nos ombros.

A imagem foi usada em mensagens de humor e teor político.

FALSO: Cartaz com frase sobre Moro é montagem

A imagem que está sendo divulgada alterou o cartaz da fotografia original e foi usada politicamente. Até mesmo entre deputados a montagem acabou sendo usada para provocações nas redes sociais.

A foto original, na verdade, foi tirada na manifestação de apoio ao governo na avenida Paulista, em São Paulo, no dia 26 de maio.

A mulher que segura o cartaz não faz uma brincadeira dúbia com Moro, mas expressa apoio a Bolsonaro. "Presidente, estamos com você", diz a mensagem verdadeira, publicada pela "Folha de S.Paulo" sobre as manifestações naquele mesmo dia.

Manifestações são usadas para notícias falsas

Neste mesmo dia 26, Bolsonaro postou a foto de uma idosa com a bandeira do Brasil e foi acusado de manipulá-la, pois a senhora já havia morrido. O UOL Confere checou que o presidente sabia da informação e havia decidido fazer uma homenagem.

Da mesma forma, o UOL Confere também desmentiu que as manifestações do dia 30 de maio, em oposição ao governo, teriam ocorrido porque o presidente decidiu proibir drogas em universidades.

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.

Mais UOL Confere