Doria erra ao dizer que SP seria 9º país que mais vacina contra covid
Hoje o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), disse que, se o estado fosse um país, equivaleria ao 9º mais vacinado do mundo contra a covid-19. O dado não é verdadeiro. Procurada pelo UOL, a equipe de comunicação do governo paulista disse ter cometido um equívoco ao repassar a ele uma planilha de dados errada.
Doria afirmou hoje em evento que o total de vacinados em São Paulo já era de 2.033.582. O número inclui tanto os vacinados com a primeira dose (1.642.810 pessoas, o equivalente a 3,5% da população do estado) como os imunizados com as duas doses (390.772, equivalente a 0,8% da população).
Pela quantidade de doses aplicadas, São Paulo entra em 17º no ranking de vacinação mundial.
São Paulo ultrapassou 2 milhões de vacinados. É um número extraordinário. Apenas como referência, se São Paulo fosse um país, estaria em 9º lugar no mundo como o que mais aplicou vacinas.
João Doria, governador de São Paulo
O UOL entrou em contato com a Secretaria de Saúde do estado para saber quais os dados utilizados pelo governador para fazer a comparação. A pasta afirmou ter enviado um documento errado para o governador após ocorrer um erro de conversão de arquivo em uma das planilhas eletrônicas.
Segundo a secretaria, o estado está entre o 9º e o 10º lugar como o que mais aplicou doses, segundo uma média diária calculada a partir do início da campanha de vacinação, em 17 de janeiro. A média, segundo eles, é de 54,9 mil doses aplicadas por dia.
Os dados foram levantados pela própria pasta, que diz ter dividido a quantidade de doses administradas pelos países pela quantidade de dias em que a vacinação ocorre em cada local. Não há registro público da comparação nem um balanço comparativo publicado em plataformas que monitoram a vacinação contra a covid-19.
"Segundo dados da plataforma Our World in Data, São Paulo seria o 19º colocado, e não o 9º, em um ranking de vacinação absoluta contra o coronavírus entre 100 países. Com a mesma base de dados, São Paulo está entre o 9º e o 10º lugar como o que mais doses aplicou, em números absolutos, na média diária de acordo com cada período de campanha de vacinação. Um erro de conversão de arquivo de planilha eletrônica desconfigurou o documento final e levou o governador a, inadvertidamente, reproduzir a informação incorreta", diz a nota enviada pelo governo paulista.
Ranking dos países
O UOL comparou dois levantamentos mundiais que mapeiam a vacinação nos países: o da Bloomberg, veículo norte-americano de notícias, e Our World in Data, mencionado também pelo governo estadual.
Embora os painéis apresentem divergências na quantidade de vacinados de cada país —muito em função dos períodos distintos em que cada levantamento é atualizado—, em ambos há 16 países à frente de São Paulo na quantidade absoluta de doses ministradas da vacina. Tratam-se dos mesmos países, variando apenas o posicionamento nos rankings. Confira, abaixo, quais são eles:
Bloomberg
- EUA: 63 milhões de doses administradas
- China: 40 milhões
- Reino Unido: 18 milhões
- Índia: 11 milhões
- Israel: 7 milhões
- Brasil: 6,6 milhões
- Turquia: 6,5 milhões
- Emirados Árabes: 5,5 milhões
- Alemanha: 4,8 milhões
- França: 3,7 milhões
- Itália: 3,4 milhões
- Espanha: 2,9 milhões
- Chile: 2,8 milhões
- Polônia: 2,6 milhões
- Marrocos: 2,4 milhões
- Rússia: 2,2 milhões
Our World in Data/Oxford
- Estados Unidos: 63 milhões
- China: 40 milhões
- Reino Unido: 18 milhões
- Índia: 11 milhões
- Israel: 7 milhões
- Brasil: 6,9 milhões
- Turquia: 6,5 milhões
- Emirados Árabes: 5,5 milhões
- Alemanha: 5 milhões
- Rússia: 3,9 milhões
- França: 3,7 milhões
- Itália: 3,5 milhões
- Espanha: 2,9 milhões
- Chile: 2,8 milhões
- Polônia: 2,7 milhões
- Marrocos: 2,4 milhões
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.