Vídeo mostra tornado na Europa, não ciclone no Rio Grande do Sul
É falso que um vídeo que circula nas redes mostre a passagem de um ciclone pela cidade de Chuí, no Rio Grande do Sul. Apesar de um fenômeno deste tipo ter atingido o estado, as imagens são de um tornado que atingiu a República Tcheca, na Europa, no ano passado.
"Informação! Marinha do Brasil deverá nomear dentro das próximas 48h a baixa pressão subtropical com o nome indígena Yakekan. (...) Abaixo vídeo do Chuí-RS agora à tarde", diziam posts encontrados pelo UOL Confere no Facebook na tarde de hoje. O vídeo mostra ventos muito fortes, árvores balançando e a queda de parte de um muro.
O vídeo chegou a ter mais de 12 mil visualizações em publicações feitas em grupos públicos do Facebook. Também foram localizados dois posts com teor similar no YouTube, um deles com 2,5 mil visualizações.
Uma busca reversa de imagem a partir de prints do vídeo permitiu localizar o conteúdo original e saber o real contexto da gravação. Trata-se de um vídeo que registrou a passagem de um tornado pela cidade tcheca de Hodonin em junho de 2021, como noticiou o jornal britânico Guardian em seu canal no YouTube (veja abaixo o vídeo). Pelo menos cinco pessoas morreram no país após o tornado, segundo a agência de notícias AFP.
Apesar de o vídeo não retratar o que dizem os posts com a alegação falsa, é verdade que um ciclone atingiu a região Sul do Brasil em meio à onda de frio que atinge parte do país e que o sistema foi batizado como Yakekan. Os ventos ultrapassaram os 100 km/h em pontos do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Mais de 220 mil residências gaúchas ficaram sem luz.
Este conteúdo também foi checado por AFP Checamos, Aos Fatos, Boatos.org e Lupa.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.