PUBLICIDADE
Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos


Vídeo mostra tornado na Europa, não ciclone no Rio Grande do Sul

18.mai.2022 - Vídeo mostra tornado na Europa, não ciclone no Rio Grande do Sul - Arte/UOL sobre Reprodução/Facebook
18.mai.2022 - Vídeo mostra tornado na Europa, não ciclone no Rio Grande do Sul Imagem: Arte/UOL sobre Reprodução/Facebook

Bernardo Barbosa

Do UOL, em São Paulo

18/05/2022 15h54Atualizada em 18/05/2022 16h07

É falso que um vídeo que circula nas redes mostre a passagem de um ciclone pela cidade de Chuí, no Rio Grande do Sul. Apesar de um fenômeno deste tipo ter atingido o estado, as imagens são de um tornado que atingiu a República Tcheca, na Europa, no ano passado.

"Informação! Marinha do Brasil deverá nomear dentro das próximas 48h a baixa pressão subtropical com o nome indígena Yakekan. (...) Abaixo vídeo do Chuí-RS agora à tarde", diziam posts encontrados pelo UOL Confere no Facebook na tarde de hoje. O vídeo mostra ventos muito fortes, árvores balançando e a queda de parte de um muro.

O vídeo chegou a ter mais de 12 mil visualizações em publicações feitas em grupos públicos do Facebook. Também foram localizados dois posts com teor similar no YouTube, um deles com 2,5 mil visualizações.

Uma busca reversa de imagem a partir de prints do vídeo permitiu localizar o conteúdo original e saber o real contexto da gravação. Trata-se de um vídeo que registrou a passagem de um tornado pela cidade tcheca de Hodonin em junho de 2021, como noticiou o jornal britânico Guardian em seu canal no YouTube (veja abaixo o vídeo). Pelo menos cinco pessoas morreram no país após o tornado, segundo a agência de notícias AFP.

Apesar de o vídeo não retratar o que dizem os posts com a alegação falsa, é verdade que um ciclone atingiu a região Sul do Brasil em meio à onda de frio que atinge parte do país e que o sistema foi batizado como Yakekan. Os ventos ultrapassaram os 100 km/h em pontos do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Mais de 220 mil residências gaúchas ficaram sem luz.

Este conteúdo também foi checado por AFP Checamos, Aos Fatos, Boatos.org e Lupa.

Veja 5 dicas para não cair em fake news

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.