Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos


É falso que Lula tenha dito que Bíblia vai adotar pronome neutro

20.jun.2022 - Lula não disse que Bíblia vai adotar pronome neutro e excluir Jesus - Arte/UOL
20.jun.2022 - Lula não disse que Bíblia vai adotar pronome neutro e excluir Jesus Imagem: Arte/UOL

Isabela Aleixo

Do UOL, em São Paulo

20/06/2022 13h49

Não é verdade que o ex-presidente Lula tenha dito, em evento com candomblecistas, que "no meu governo, a Bíblia vai adotar pronome neutro e não terá mais o nome de Jesus".

A peça de desinformação imita o design do portal de notícias G1, do Grupo Globo. O próprio portal já desmentiu que tenha publicado qualquer matéria com esse título.

Segundo o G1, a imagem é uma montagem e "foi obtida por manipulação fraudulenta da página". A checagem foi publicada no dia 13 de junho.

Pesquisas em portais de buscas e nas redes sociais do petista não indicam qualquer registro de que ele tenha dito isso. Em seu site oficial, no dia 14 de junho, a equipe do ex-presidente também desmentiu que tivesse a intenção de "modificar a Bíblia".

"Taí uma fake news do tipo espelho: acusar Lula de algo que o bolsonarismo faz. Agora estão dizendo que Lula iria modificar a Bíblia… Mentira pura!", escreveu em comunicado no site em que referencia a checagem do G1.

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.