PUBLICIDADE
Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos


É falso vídeo que mostra público xingando Lula em festa junina

Vídeo de Lula sendo xingado em festa junina em Caruaru (PE) foi alterado - Arte/UOL sobre Reprodução/Twitter
Vídeo de Lula sendo xingado em festa junina em Caruaru (PE) foi alterado Imagem: Arte/UOL sobre Reprodução/Twitter

Letícia Mutchnik

Do UOL, em São Paulo

22/06/2022 17h41

È falso um vídeo que mostra o ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sendo xingado em uma festa de São João em Caruaru (PE). O material foi alterado. A gravação original ocorreu em Uberlândia (MG) e os gritos de "ladrão" foram adicionados à edição. Não há registros de que o pré-candidato à presidência pelo PT tenha recebido gritos hostis em sua visita a Minas Gerais, nem que tenha participado de festas juninas em Caruaru.

A gravação mentirosa foi compartilhada originalmente no TikTok há cinco dias. Desde então, a publicação já recebeu mais de 2 milhões de visualizações e 49 mil curtidas. O vídeo foi republicado e compartilhado milhares de vezes no Facebook e no Twitter.

"Na tradicional festa de São João de Caruaru-PE, o 'líder' nas pesquisas é recebido com gritos de 'já ganhou'", diz uma das publicações. Nas imagens, Lula aparece com a bandeira do Brasil enquanto ouvem-se gritos que o chamam de ladrão. O vídeo mostra o petista em um palanque, ao lado do ex-prefeito de Belo Horizonte Alexandre Kalil (PSD-MG), pré-candidato ao governo mineiro.

A gravação foi feita em Uberlândia (MG) no dia 15 de junho e o áudio com os xingamentos foi inserido por meio de edição. O vídeo verdadeiro foi postado por Gil Carteiro em sua conta no TikTok; nessa versão só se pode ouvir o jingle de Kalil e palmas de apoiadores.

Na montagem, é possível perceber que tentaram esconder a marca d'água do vídeo original, contendo o usuário do publicador.

montagem - Arte/UOL sobre Reprodução/TikTok - Arte/UOL sobre Reprodução/TikTok
Montagem tenta esconder o publicador original do vídeo com adesivo
Imagem: Arte/UOL sobre Reprodução/TikTok

O vídeo é do evento em que Lula anunciou sua pré-candidatura à Presidência da República, quando ele e Kalil dividiram um palanque em Uberlândia. O viral é do final do lançamento, quando os dois políticos aparecem juntos segurando a bandeira do Brasil de costas para o público.

Em outro ângulo a mesma cena pode ser vista em vídeo ao vivo transmitido pelo jornal mineiro "O Tempo" em seu canal no YouTube no dia do evento.

No último fim de semana, Lula passou por alguns estados do nordeste, dentre eles Natal, Maceió e Aracaju, mas não foi a nenhuma festa junina em Caruaru ou outra cidade pernambucana.

Esse conteúdo também foi checado por Boatos.org, Aos Fatos e AFP Checamos.

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.