Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos


Ministros do STF não participarão de debate sobre "novo governo" em NY

06.jul.2022 - Vídeo da deputada Bia Kicis relaciona ministros do STF a um painel do qual não participariam - Arte/UOL sobre Reprodução/Twitter Bia Kicis
06.jul.2022 - Vídeo da deputada Bia Kicis relaciona ministros do STF a um painel do qual não participariam Imagem: Arte/UOL sobre Reprodução/Twitter Bia Kicis

Helena Arnoni

Colaboração para o UOL, em São Paulo

15/07/2022 15h14

É falso que ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) participarão de um painel em um evento em Nova York, em que debaterão sobre um "novo governo" do Brasil, já definido independentemente da eleição presidencial de outubro.

Em um vídeo da deputada federal Bia Kicis (PL) que viralizou nas redes sociais, ela afirma: "Nós temos aqui uma conferência em que se anuncia 'a economia do Brasil com o novo governo'. Participam dessa conferência o ministro Luiz Fux, o ministro Alexandre de Moraes, a ministra Cármen Lúcia, o ministro Dias Toffoli, o ministro Gilmar Mendes, além do Rodrigo Garcia, além de Henrique Meirelles, Joaquim Levy, Pérsio Arida e Rubens Ometto, com mediação de Merval Pereira".

A deputada diz ainda que "anuncia-se já, dias 14 e 15 de novembro, a economia do Brasil com o novo governo. Ou seja, estão aqui garantindo que o presidente Bolsonaro não será reeleito e isso é feito na presença de cinco ministros do Supremo Tribunal Federal e do já recém-eleito presidente do TSE [Alexandre de Moraes]".

Durante live do dia 7 de julho, o presidente Jair Bolsonaro (PL) também sugeriu uma relação entre o tema do painel e a possibildiade de o STF já saber que o país teria um novo presidente em 2023. "Olha, o Supremo e esses outros economistas estão dizendo que vamos ter um novo governo. Eles já sabem o resultado das eleições? Esquisito isso, né?".

O evento ao qual a deputada e o presidente se referem é o Brazil Conference, organizado pelo Grupo Lide, fundado pelo ex-governador paulista João Doria (PSDB). O tema da conferência, que contará com moderação do jornalista e escritor Merval Pereira, será "Os desafios institucionais e econômicos das eleições no Brasil". O evento ocorrerá nos dias 14 e 15 de novembro.

Alexandre de Moraes, Cármen Lúcia, Dias Toffoli e Gilmar Mendes participarão do evento, mas em outro painel, com o tema "O Brasil e o respeito à liberdade e à democracia".

Haveria um debate com o tema: "A economia do Brasil com o novo governo". Porém, após a viralização do vídeo da deputada e de críticas nas redes sociais, os organizadores mudaram o nome para "A economia do Brasil no pós-eleição". Este painel terá as presenças do ex-ministro da Fazenda Henrique Meirelles (MDB) e Joaquim Levy, do economista Pérsio Arida e do empresário Rubens Ometto, fundador e presidente do conselho de administração da Cosan. Os ministros do STF não foram convidados para este painel em nenhum momento.

O Lide explicou, em nota do dia 7 de julho, que o tema da palestra dos economistas foi alterado para facilitar a compreensão. "A temática proposta para o debate do dia 15 de novembro foca no panorama econômico do Brasil pós-eleições, independentemente do vencedor ou da vencedora do pleito nacional. Qualquer interpretação diferente desta pauta está errada".

O vídeo publicado na página da deputada no Facebook no dia 6 de julho, antes da alteração do título do painel, teve 3 mil comentários e 19 mil compartilhamentos até o dia 14 de julho. Após a alteração, outros perfis continuaram a divulgar o material —uma das publicações, postada no Facebook no dia 11 de julho, tinha, na noite do dia 13, quase 2 mil comentários e mais de 127 mil visualizações.

Fabíola Cidral conta como reconhecer logo de cara uma fake news

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.