Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos


Performance com fantasia de órgãos sexuais não ocorreu em escola no Brasil

19.jul.2022 - É falso que uma performance simulando ato sexual com uma pessoa fantasiada de órgãos genitais aconteceu no pátio de uma escola brasileira - Arte/UOL
19.jul.2022 - É falso que uma performance simulando ato sexual com uma pessoa fantasiada de órgãos genitais aconteceu no pátio de uma escola brasileira Imagem: Arte/UOL

Do UOL, em São Paulo

19/07/2022 16h56

É falso que uma performance simulando ato sexual com uma pessoa fantasiada de órgãos genitais aconteceu no pátio de uma escola brasileira, como dizem publicações que circulam no Facebook e Twitter. A apresentação ocorreu na véspera da parada de Orgulho LGBTQIA+ na cidade de Toronto, no Canadá.

Na gravação, aparece uma pessoa fantasiada com um pênis na cabeça e uma vagina entre os joelhos. No decorrer da filmagem, ele simula um ato sexual. Ao fundo é possível ouvir aplausos e interjeições em inglês.

Na legenda dos posts enganosos, está escrito que a cena ocorreu em uma escola e que foi apresentada para todas as faixas etárias, desde crianças a adultos. "Apresentação "CULTURAL" no pátio de uma escola, com a presença de professores, diretores, alunos crianças e adolescentes de diversas faixas etárias! Tem que acontecer uma intervenção militar para pôr um fim na atuação maligna dessa raça desgraçada. Não tem outro jeito. Demorou! Crápulas satanistas da desgraça humana!", dizia.

A publicação original, compartilhada no Facebook, chegou a alcançar mais de 14 mil visualizações, segundo gravação de tela postada no Twitter. A gravação original não está mais disponível na rede social, mas vídeos da mesma performance em outros ângulos ainda estão disponíveis.

O evento, chamado Living Out Loud Pride Ball, ocorreu antes da Pride Parade de Toronto. Em uma pesquisa no Google Maps, é possível identificar que a competição de dança aconteceu na Nathan Philips Square, em frente à prefeitura.

As apresentações foram publicadas na íntegra no Youtube. A cena viral ocorreu após 1 hora e 38 minutos de vídeo. Antes da performance, o mestre de cerimônias anuncia o artista como "um brinquedo sexual", competindo na categoria "Bizarro". O apresentador também pede para que os pais tirem as crianças do local.

O post também teve outras versões checadas pelo Aos Fatos e Agência Lupa, no qual era alegado que o evento era promovido pelo PSOL. A assessoria do partido negou qualquer relação com a Pride Parade de Toronto. A publicação também foi checada pelo Fato ou Fake.

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.