Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos


É montagem vídeo de Nando Reis em show com gritos de 'mito'

26.jul.2022 - Vídeo com gritos de "mito" é falso; cantor recebeu manifestações de apoio e vaias, mas não houve gritos em apoio a Bolsonaro - Arte/UOL
26.jul.2022 - Vídeo com gritos de "mito" é falso; cantor recebeu manifestações de apoio e vaias, mas não houve gritos em apoio a Bolsonaro Imagem: Arte/UOL

Isabela Aleixo

Do UOL, em São Paulo

26/07/2022 16h24

É falso que o cantor Nando Reis tenha ouvido um coro de "mito" após dizer "fora Bolsonaro" em show em Belo Horizonte, como mostra vídeo publicado nas redes sociais.

Na apresentação, que aconteceu no dia 16 no Estádio do Mineirão no Festival Prime Rock Brasil, o cantor foi vaiado após gritar "fora Bolsonaro" e reagiu dizendo: "Eu estou com os povos indígenas e quem está vaiando não está sacando nada".

O protesto do cantor aconteceu depois que ele chamou ao palco a cantora indígena do povo Guarani-Kaiowá de Mato Grosso do Sul MC Anandará que fez um apelo em defesa dos povos indígenas. "Nosso povo está morrendo, a Amazônia está sendo atacada", disse a rapper.

Ao final da sua apresentação musical, Anandará puxou gritos de "demarcação já!" e se apresentou: "Para quem não me conhece eu sou do Mato Grosso do Sul, do povo Guarani-Kaiowá. Escutem a nossa voz. Nós estamos sendo massacrados, humilhados, e nós estamos aqui para pedir o apoio de vocês".

Em seguida, a plateia começou com gritos de "ei, Bolsonaro, vai tomar no c*", e Nando Reis fez um discurso em protesto contra o presidente.

"Tem uma coisa muito melhor do que isso, e muito mais fundamental. Contra o que está acontecendo e contra o que foi exposto aqui no palco não há argumento. Quem tem coração, sabe o que tem que fazer: Fora Bolsonaro!", gritou o cantor que foi seguido por gritos de apoio e também por vaias do público.

A íntegra do show está disponível no canal do Youtube do Festival Prime Rock Brasil, onde é possível verificar que não houve gritos de "mito". O vídeo que circula nas redes é, portanto, uma montagem.

Esse conteúdo também foi checado pela AFP.

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.