Bolsonaro não postou direito de resposta a Lula sobre Auxílio Brasil
É falso o tuíte que circula nas redes sociais em que o presidente Jair Bolsonaro (PL) teria sido obrigado pela Justiça a publicar um direito de resposta do seu adversário na disputa presidencial, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em relação ao Auxílio Brasil.
O que diz o post? A publicação falsa imita uma postagem no perfil oficial do candidato à reeleição com a seguinte mensagem: "direito de resposta - processo 0608257-64.2022.6.26.0000 - resposta: aqui é Lula. A Justiça disse que Bolsonaro fez fake news ao dizer que o PT votou contra o Auxílio Brasil. O PT propõs 1000 reais, Bolsonaro defendeu 200 e foi aprovado 600 reais".
Apuração. O UOL Confere não localizou a publicação no perfil oficial do presidente Jair Bolsonaro no Twitter.
A mensagem também não foi apagada da rede social. Caso o material tivesse sido deletado, teria sido capturado pelo robô do perfil @projeto7c0, uma conta automatizada que mostra tuítes apagados de políticos.
Além disso, a reportagem consultou o número do processo que consta no tuíte falso no TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Na verdade, esse caso se refere a um direito de resposta concedido a Fernando Haddad (PT), candidato ao governo de São Paulo, na segunda-feira (24), em decisão desfavorável a Mário Frias, ex-secretário Nacional de Cultura.
Alcance. No Facebook, uma publicação com o tuíte falso registrou 1,8 mil reações, 61 comentários e 676 compartilhamentos.
O UOL Confere considera como falso os conteúdos que não têm amparo em fatos e podem ser desmentidos de forma objetiva.
Fabíola Cidral conta como reconhecer logo de cara uma fake news
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.