É falso que presos foram ao Banco do Brasil abrir conta e receber salário
A informação falsa voltou a circular nas redes sociais ontem (17). No vídeo, alguns homens algemados com uniforme laranja são acompanhados pela polícia enquanto entram em uma unidade do Banco do Brasil.
A checagem foi enviada por leitores do UOL Confere pelo WhatsApp (11) 97684-6049. O mesmo tipo de conteúdo falso já havia sido desmentido em 2018.
O que diz o vídeo falso?
- "Gente, os presos da penitenciária vindo abrir conta pra receber salário no Banco do Brasil. É o mundo que a gente tá vivendo. Vê se pode", diz a mulher que narra o vídeo;
- "Presos da penitenciária indo abrir conta no banco do Brasil pra receber o auxílio reclusão (sic)", afirma um texto inserido na gravação.
O vídeo é antigo e os presos não foram ao local para abertura de contas, mas para sacar benefícios referentes ao trabalho realizado na prisão, informou a assessoria do BB. Atualmente não há atendimento presencial. O banco informa que um dos familiares recebe o valor e o cartão por procuração e fica responsável por todos os trâmites.
O Auxílio-Reclusão também é direcionado diretamente à família, não ao detento. O preso não vai ao banco abrir uma conta para receber o dinheiro mensalmente. Apenas seus dependentes têm direito ao benefício.
A postagem com o conteúdo falso compartilhada no Kwai na terça-feira (17) acumula 1.260 encaminhamentos, 913 curtidas e 342 comentários. Um tuíte do vídeo falso tem 4.628 visualizações e 76 curtidas.
Nesta semana, uma outra notícia falsa sobre o Auxílio-Reclusão afirmava que o valor havia superado o do salário mínimo. O benefício, no entanto, tem como limite justamente o valor do salário mínimo (leia aqui).
Sugestões de checagens também podem ser enviadas para o email uolconfere@uol.com.br.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.