Janja não é mulher que aparece de lingerie segurando cartaz em foto
É falsa a informação que circula no WhatsApp e nas redes sociais de que a primeira-dama Rosângela Lula da Silva, a Janja, seria a mulher que aparece em uma foto de lingerie vermelha segurando um cartaz com os dizeres "Puta também é gente".
O pedido de checagem foi enviado por leitores do UOL Conferepelo WhatsApp (11) 97684-6049.
O que diz a mensagem?
- A publicação traz lado a lado uma foto da mulher de lingerie segurando o cartaz e uma de Janja no dia da posse de Lula, usando um conjunto de seda dourado. A descrição sugere que se tratam da mesma pessoa ao afirmar: "Evolução: De militante à primeira dama".
Na verdade, a mulher que aparece na foto de lingerie é Lucimara Costa, militante pelos direitos das prostitutas. O cartaz faz referência à Aprosmig (Associação das Prostitutas de Minas Gerais) e afirma: "Lula presente".
No vídeo original, compartilhado pela própria Lucimara em suas redes sociais, é possível ver ao fundo o palco do Festival do Futuro, festa promovida no dia da posse do petista, em 1º de janeiro.
Neste dia, Janja esteve ao lado de Lula o tempo todo, usando trajes formais. Ao longo do dia, vestia o conjunto dourado e, à noite, quando esteve com o presidente no Festival do Futuro, usava um vestido azul.
Lucimara Costa reforçou, em suas redes sociais, que não é a primeira-dama nas imagens. "E os 'bolsominions' continuam fazendo fake news, mas eu amo e tenho a honra em parecer com a nossa primeira-dama!", afirmou.
Esse conteúdo também foi checado por Aos Fatos e Lupa.
Foto de camisola. A primeira-dama Janja já havia sido alvo de outra informação falsa envolvendo uma foto de uma mulher sentada de camisola. Como mostrou o UOL Confere, a mulher que aparece na imagem é Adriana Souza Gagliardi, que publicou a foto em sua conta pessoal no Twitter.
Sugestões de checagem também podem ser enviadas para o email uolconfere@uol.com.br.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.