Pescadores não viram caça a ovni no Canadá; vídeo é propaganda de 2009
Não é verdade que pescadores do Canadá gravaram uma caça a um óvni (objeto voador não identificado), ao contrário do que diz um vídeo que circula nas redes sociais. As imagens, na verdade, são parte de uma campanha publicitária espanhola de 2009 que homenageou o cineasta Orson Welles, e não têm relação com os óvnis abatidos recentemente pelo governo norte-americano.
A legenda da publicação falsa diz: "Pescadores gravam momento exato de caça do Canadá perseguindo ovni para derrubar, nenhum detalhe foi informado ainda ... #OVNIS #Canada".
O vídeo original foi publicado em 23 de setembro de 2009. Uma busca reversa na plataforma InVid We Verify indicou o vídeo no YouTube, no canal da empresa espanhola de publicidade e cinema Películas Pendelton (veja aqui).
Com o título "El Ovni Gallego" (O Ovni Gallego, em tradução livre para o português), a peça apresenta um grupo de pescadores da Galícia, na Espanha, que presenciam espantados a derrubada de um suposto óvni por dois aviões. Ao realizar a busca 'El Ovni Gallego' no Google, o UOL Confere encontrou artigos que elogiam o trabalho feito pelos produtores da peça, e explicam o contexto do vídeo (veja aqui e aqui).
As imagens homenageiam Orson Welles, ator, diretor e escritor norte-americano, que em 1938 narrou em uma transmissão de rádio uma suposta invasão de extraterrestres ao planeta Terra (veja aqui). A descrição, claro, era fictícia e fazia parte da obra "Guerra dos Mundos", de H.G Wells. No entanto, a dramatização levou pânico aos ouvintes.
O vídeo original com pouco mais de 30 segundos, atingiu 987.109 visualizações e 11 mil curtidas. Porém, bastaram as declarações de que óvnis foram identificados no céu dos Estados Unidos, Canadá e China, para que a peça publicitária começasse a circular fora de contexto.
Esse conteúdo também foi checado pela AFP.
Sugestões de checagem podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.