Lula não estava bêbado em vídeo ao lado de Janja; velocidade foi alterada
É falso que o presidente Lula (PT) apareça bêbado em um vídeo ao lado da primeira-dama, Janja, como sugere mensagem que circula no Whatsapp. A velocidade da fala do petista foi alterada digitalmente.
O vídeo original foi compartilhado nos perfis do presidente nas redes sociais. O pedido de checagem foi enviado ao UOL Conferepelo WhatsApp (11) 97684-6049.
O que diz a mensagem?
- "Olha a situação desse Cachaceiro. Seu estado é lastimável. Temos de ter é vergonha. Que decadência! Há alguns meses tínhamos um presidente patriota; agora, temos de aturar esse "ser bisonho" e medíocre. Acredite se quiser: Esse é o presidente do Brasil!!!".
Por que o vídeo é falso?
- Perfil do presidente no Facebook compartilhou o vídeo original. A postagem é de 19 de agosto do ano passado (veja aqui);
- Na gravação original, Lula convocava seguidores para um comício. O evento ocorreu no Vale do Anhangabaú, em São Paulo, no dia seguinte, e lançou oficialmente as candidaturas de Fernando Haddad (PT) ao governo de São Paulo e de Márcio França (PSB) a senador;
- Perfil de Lula no Kwai não publicou o vídeo falso. As cenas mentirosas simulam que houve a publicação, mas o nome verdadeiro da conta oficial do presidente na rede social é @Lulaoficial (veja aqui).
Em fevereiro, o UOL Confere já havia desmentido um vídeo manipulado que sugeria que o presidente Lula (PT) estaria bêbado durante um discurso em Santo Amaro (BA). O material também teve a velocidade reduzida.
Sugestões de checagens também podem ser enviadas para o email uolconfere@uol.com.br.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.