Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos


Sátira sobre traficantes não foi gravada por filha de Maria do Rosário

18.abr.2023 - Atriz que aparece em vídeo satírico nas redes sociais não é filha de Maria do Rosário.  - Arte/UOL Confere sobre Reprodução/Facebook
18.abr.2023 - Atriz que aparece em vídeo satírico nas redes sociais não é filha de Maria do Rosário. Imagem: Arte/UOL Confere sobre Reprodução/Facebook

André Nicolau

Colaboração para o Uol, em São Paulo

18/04/2023 10h00

É falso que seja a filha da deputada federal Maria do Rosário (PT), a jovem que aparece em um vídeo satírico em que supostamente discursa em defesa de traficantes nas redes sociais.

O boato circula na internet desde 2019.

O que diz o vídeo?

"Essa que vai falar aí, essa porcaria que vai falar, é filha da Maria do Rosário, aquela que gosta de bater boca, gosta da legalização da maconha, das drogas, de tudo que não presta, ela gosta de legalizar. É por isso que a filha dela tem essa ideia", diz um homem que aparece no vídeo.

Uma jovem fala em defesa do tráfico de drogas: "Muita gente não sabe, mas o traficante e outras pessoas tipo aviãozinho, etc, que tem essas profissões, motoboy de entrega de maconha, são as pessoas que são ícones da nossa educação superior no Brasil. Porque, sinceramente, eles ajudam muito mais os estudantes do que qualquer professor. Não que eu esteje (sic) desprezando meus professores. Mas tem muita prova que eu passei que, se não fosse a calma que a profissão do traficante traz pra mim, eu não teria pasado. Então é isso, fica o meu apoio".

Por que o post é falso?

O vídeo é humorístico e foi publicado em 2016. Fernanda Minazzi, personagem interpretada pela atriz Rafaella Gappo, publica seus vídeos em canais de Instagram, Facebook e YouTube. "Fê Minazzi" é um trocadilho que ironiza a expressão 'feminazi', usada para se referir a feministas de forma pejorativa.

Tanto a atriz quanto a parlamentar já negaram o suposto parentesco (aqui).

Maria do Rosário usou sua conta no Twitter para desmentir o falso parentesco em duas ocasiões, em 2019 e em 2022.

O UOL Confere aplica o selo falso a conteúdos que não têm amparo em fatos e podem ser desmentidos de forma objetiva.

Viralização. Uma publicação no Facebook de 4 de abril tem 196 mil visualizações, 4 mil comentários e 8.900 curtidas.

O conteúdo também foi checado por Aos Fatos, Agência Lupa, Estadão Verifica e Boatos.org. Um outro vídeo humorístico da mesma atriz, em que a personagem defende um "maconhaço" a favor de Lula, também é usado para dizer falsamente que ela é filha de Maria do Rosário e foi desmentido por Lupa, Aos Fatos, AFP Checamos e Comprova.

Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.

Fabíola Cidral conta como reconhecer logo de cara uma fake news

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.