JN não omitiu que Haddad devolveu escultura da Arábia a pedido da Receita

Um vídeo que circula no Instagram recorta trecho de notícia do Jornal Nacional para sugerir que o telejornal teria omitido a informação de que o ministro Fernando Haddad devolveu uma escultura recebida de um ministro saudita por orientação da Receita Federal. Essa informação, na verdade, é a primeira frase da notícia.

O UOL Confere considera distorcido conteúdos que usam informações verdadeiras em contexto diferente do original, alterando seu significado de modo a enganar e confundir quem os recebe.

O que diz o post

Um vídeo mostra recortes de uma notícia veiculada no Jornal Nacional no dia 31 de julho de 2023.

Em seguida, uma mulher mostra um site com uma manchete em que se lê "Receita manda Haddad devolver estátua de ouro presenteada pela Arábia Saudita" e questiona a matéria do telejornal: "a verdade é que a Receita pediu. Por que vocês ocultaram essa informação?"

Por que é distorcido

A informação não foi ocultada pelo Jornal Nacional, na verdade ela é a primeira frase dita pelo apresentador para introduzir a notícia.

William Bonner diz: "Por orientação da Receita Federal, o ministro Fernando Haddad devolveu à embaixada da Arábia Saudita a escultura dourada de uma onça que o ministro saudita de Investimentos lhe havia entregado horas antes em São Paulo".

O vídeo enganoso omite o trecho "por orientação da Receita Federal", e começa em "o ministro Fernando Haddad".

O vídeo da notícia, que tem duração de 48 segundos, está disponível no site do Jornal Nacional (veja aqui), assim como a transcrição.

Continua após a publicidade