Exército não está usando bandeiras de Cuba; símbolo é da cavalaria

É falso que o Exército Brasileiro estaria usando bandeiras de Cuba em vez de símbolos do Brasil nos veículos da instituição. Bandeira que aparece em vídeo representa a Arma de Cavalaria do Exército Brasileiro.

A checagem foi solicitada ao UOL Confere pelo WhatsApp (11) 97684-6049.

O que diz o post

Vídeo que circula no WhatsApp mostra veículos do Exército com bandeiras nas cores vermelha e branca;

Um homem, que não se identifica, afirma que "a bandeira não é mais verde e amarela", que "a bandeira é de Cuba", e que o quartel é traidor da pátria.

Por que é falso

Não é a bandeira de Cuba que aparece nas imagens, e sim as cores tradicionais da Arma de Cavalaria do Exército Brasileiro - vermelho e branco (veja aqui, aqui e aqui).

Vermelho e branco são cores tradicionais da cavalaria
Vermelho e branco são cores tradicionais da cavalaria Imagem: Reprodução Exército Brasileiro

A bandeira de Cuba tem um triângulo vermelho à esquerda com uma estrela no meio. Além disso, contém faixas em azul alternadas com branco.

Segundo o Comando Militar do Planalto, o vídeo mostra viaturas operacionais do 3º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado (veja aqui).

Continua após a publicidade

Esta não é primeira vez que a Cavalaria do Exército é alvo de desinformação. Em maio deste ano, uma postagem afirmava que as instalações da 5ª Brigada de Cavalaria Blindada do Exército em Ponta Grossa (PR) tiveram a cor verde-oliva trocada pelo "vermelho do comunismo", o que é falso.

Na época, UOL Confere apurou que a cor não foi alterada. O vermelho e o branco representam a cavalaria blindada.

Esse conteúdo também foi checado pela Lupa e pela Reuters.

UOL Confere

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.

Deixe seu comentário

Só para assinantes