Tebet não disse que 'se soubesse que seria assim, teria apoiado Bolsonaro'
É falsa a afirmação de que a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet (MDB), teria dito que se sente humilhada e teria apoiado Jair Bolsonaro em vez do presidente Lula durante o segundo turno das eleições presidenciais de 2022.
O que diz o post
No Facebook, uma imagem com a foto da ministra é acompanhada do seguinte texto: "Simone Tebet chora e desabafa a amigos: nunca fui tão humilhada, se soubesse que iria ser assim teria apoiado Bolsonaro. Ele tem palavra!"
Por que é falso
Não há registro na imprensa profissional de declaração com este teor por parte da ministra, nem em conteúdo de colunistas que noticiam bastidores.
Em resposta ao UOL Confere, a assessoria do Ministério do Planejamento respondeu "é claro que a ministra não falou isso".
Em recente entrevista à GloboNews, na semana passada, Simone Tebet afirmou que se depender dela, Bolsonaro está morto politicamente. Veja trecho abaixo:
Simone Tebet: "Se depender de mim, Bolsonaro está morto politicamente. Mas eu tenho convicção, porque sou realista, (...) de que não são quatro anos que derrubam uma ideia. (...) O bolsonarismo está vivo, representa ideias, convicções, pensamentos de uma parte da população? pic.twitter.com/G8MCpAgMs3
-- GloboNews (@GloboNews) July 27, 2023
Este ano, a ministra se pronunciou publicamente em outras ocasiões contra o ex-presidente Jair Bolsonaro:
Em fevereiro, ela disse que "em tudo que (ele) colocou a mão teve a capacidade de destruir".
Em abril, afirmou que "Bolsonaro plantou sementes apenas para que passasse a boiada".
No mês passado, a ministra também ironizou a condenação de inelegibilidade do ex-presidente por 8 anos:
Esse conteúdo também foi checado pela Lupa.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.