Post distorce vídeo de 2017 sobre 'plebiscito' de separação de estados

O vídeo de uma entrevista com um representante do movimento separatista "O Sul é meu país" de 2017 circula no Facebook como se fosse atual.

À época, uma consulta popular informal organizada pelo movimento foi feita nos três estados da região sobre a proposta de separação do Brasil.

O UOL Confere considera distorcido conteúdos que usam informações verdadeiras em contexto diferente do original, alterando seu significado de modo a enganar e confundir quem os recebe.

O que diz o post

O vídeo de uma entrevista de Celso Deucher, representante do movimento "O Sul é meu país" à Clic RDC em 2017, é compartilhado com o comentário "enquanto a Constituição é rasgada, parte de nosso povo já fala em dividir o país".

Por que é distorcido

O vídeo é verdadeiro, mas é de 2017. A entrevista foi publicada no Youtube do canal "Clic RDC" no dia 1 de setembro de 2017. Veja abaixo:

Naquele ano, o movimento "O Sul é meu país" promoveu uma consulta popular informal sobre a proposta de separação dos estados do Sul, que ficou conhecido como "Plebisul" (veja aqui, aqui, aqui e aqui). Participaram da consulta 331.378 eleitores, o que foi considerado abaixo do esperado. Porém, a maioria votou favorável à separação.

Continua após a publicidade