Governo italiano não chamou agressão a Moraes de 'travessura de bairro'
É falso que o governo italiano tenha dito que a agressão a Alexandre de Moraes no aeroporto de Roma foi uma "travessura de bairro".
Também não é verdade que o governo italiano tenha pedido que as autoridades brasileiras não envolvessem o país no caso, como alegam conteúdos que circulam nas redes sociais.
O que diz o post:
"URGENTE. Governo italiano pede que Brasil não os envolva nas 'travessuras de bairro'. Viramos chacota internacional", diz texto sobreposto ao vídeo que compartilha cena do Jornal da Manhã da Jovem Pan Bauru de 23 de julho de 2023.
Por que é falso?
O texto do post não condiz com a fala do apresentador da Jovem Pan. No vídeo original, o apresentador lê trechos de um texto publicado no blog italiano do influenciador conservador Enrico Zonca (aqui), e não de um comunicado oficial do governo (aqui).
Não há posicionamentos oficiais da Itália em que o governo tenha classificado o caso envolvendo Moraes como uma "travessura de bairro". O UOL Confere consultou o site oficial do governo italiano e fez ainda uma específica por "Alexandre de Moraes", mas não houve a aparição de nenhum texto do gênero.
Além disso, a reportagem procurou em português e italiano no Google os termos "governo", "travessura", "bairro" e "Moraes". A busca não gerou nenhum resultado compatível com o informado no post.
Autoridades do país têm cooperado com a polícia brasileira nas investigações sobre a agressão. A polícia italiana, por exemplo, foi responsável por separar e garantir a integridade das imagens das câmeras de segurança do aeroporto. O Ministério Público da Itália deve emitir em breve um parecer para liberar o envio dos vídeos ao Brasil.
Viralização. Compartilhado no Facebook há dois dias, o post soma 7,2 mil curtidas, 564 comentários, 5,8 mil compartilhamentos e 125 mil visualizações.
A agressão a Moraes
O ministro e seus familiares foram hostilizados por brasileiros no dia 14 de julho no aeroporto de Roma, na Itália (aqui). Os três suspeitos da agressão são Roberto Mantovani Filho, Andreia Munarão e Alex Zanatta Bignotto.
Em 25 de julho, Moraes e membros de sua família prestaram depoimento à Polícia Federal (PF) sobre as agressões e ofensas que sofreram há duas semanas no Aeroporto Internacional de Roma (aqui).
O conteúdo também foi checado por Aos Fatos.
Deixe seu comentário