Biden não dormiu durante evento em homenagem às vítimas no Havaí
É falso que o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, dormiu durante o evento de homenagem às vítimas dos incêndios de Maui, no Havaí.
É possível ver, em vídeo de alta resolução disponibilizado pela emissora C-SPAN, que o presidente norte-americano, na verdade, só estava olhando para baixo.
O que diz o post
A publicação usa uma cena da C-SPAN, jornal norte-americano, que supostamente mostrava o presidente americano dormindo durante evento em homenagem às vítimas de incêndios no Havaí.
O título da matéria, em tradução livre do inglês, é: "Exclusivo: Pres. Biden em encontro com sobreviventes".
Sobreposto à imagem de baixa resolução da reportagem está escrito: "Biden dormiu na homenagem às vítimas do Havaí".
Por que é falso
Vídeo foi retirado de contexto. No dia 21 de agosto, Joe Biden participou de um evento comunitário em Lahaina, no Havaí (aqui). O evento, que foi filmado, teve um trecho cortado para espalhar desinformação sobre o presidente dos Estados Unidos.
É possível ver, pelas imagens, que Biden abaixa a cabeça por 25 segundos, mas mantêm os olhos abertos durante o evento (aqui). O presidente tosse no segundo 14, olha para baixo e ergue a cabeça novamente no segundo 39. Inclusive, em um determinado momento, Biden balança a cabeça, num gesto em que parece concordar com o discurso.
Buscando pelo título original da reportagem e pelo nome do veículo que a publicou no Google, é possível encontrar o conteúdo na íntegra.
A desinformação circula internacionalmente. Os veículos estadunidenses NBC News e Reuters também checaram a alegação como falsa. No Brasil, o conteúdo também já foi investigado pelo Estadão Verifica.
Viralização. Compartilhado no Instagram em 22 de agosto, o conteúdo soma 1,5 mil visualizações nas últimas 24 horas, 678 curtidas e 42 comentários.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.