Governo do Paraná não cancelou desfile de 7 de Setembro
O governo do Paraná não cancelou o desfile do 7 de Setembro, quando é comemorada a Independência do Brasil, como afirmam publicações nas redes sociais. A Secom (Secretaria de Comunicação) desmentiu as postagens.
Uma das publicações distorce um vídeo, que anuncia o cancelamento do desfile em uma cidade do Paraná, para dar a entender que é uma medida estadual, o que não é verdade.
O que dizem os posts
As publicações compartilham um trecho de um vídeo que seria do suposto anúncio do governo do Paraná sobre o cancelamento do desfile do 7 de Setembro.
"É ISSO MESMO? NÃO VAI TER DESFILE DE 7 DE SETEMBRO? NO ESTADO DO PARANÁ!!! TEM QUE FAZER ISSO EM TODO TERRITÓRIO BRASILEIRO. AS FFAA [referência às Forças Armadas] ESTÁ SEM MORAL TRISTE REALIDADE", diz um texto de um post compartilhado no TikTok.
Outra postagem no Kwai com a mesma afirmação também destaca o vídeo do suposto anúncio com o título: "DESFILE DO 7/9 ESTÁ CANCELADO NO ESTADO DO PARANÁ". O homem que aparece no vídeo parabeniza o governador do Paraná, Ratinho Jr. (PSD), pela suposta decisão e diz esperar que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), faça o mesmo.
Por que é distorcido
A Secom do governo do Paraná negou, por meio de nota enviada ao UOL Confere, que o estado tenha cancelado as comemorações pelo 7 de Setembro. O comunicado ressalta que o governador participou ontem (4) da abertura da "Semana da Pátria" (aqui).
"O estado vai apoiar novamente, como sempre faz, o desfile da capital, que é organizado pela 5ª Divisão do Exército. Ele deve contar com cerca de 4 mil participantes, inclusive das forças estaduais", diz a nota. Um texto no site da prefeitura de Curitiba também confirma a programação pela Independência do Brasil (aqui).
Porém, há, de fato, uma movimentação entre municípios do Paraná para o cancelamento de atividades como as celebrações pelo 7 de Setembro com o argumento de diminuir os gastos. O vídeo que aparece nas publicações distorcidas nas redes sociais é do cancelamento anunciado pela prefeitura de Cascavel (aqui e aqui). A decisão foi tomada após recomendação da AMP (Associação dos Municípios do Paraná), que cobra maior investimento nas cidades (aqui).
Os posts distorcidos aparecem em meio à notícia de que bolsonaristas planejam pelas redes sociais um boicote às comemorações pelo 7 de Setembro (aqui). O mote usado pelos adeptos é "fique em casa", uma analogia à ação de proteção sanitária contra o novo coronavírus em 2020, que era contestada por Bolsonaro e seus seguidores.
Viralização. A publicação distorcida no TikTok, compartilhada no domingo (3), registra 442,6 mil visualizações, 27,9 mil curtidas e 3.462 comentários. Já a postagem no Kwai, feita também no domingo, tem 93,3 mil visualizações, 8,7 mil curtidas e 1,7 mil comentários.
Este conteúdo também foi checado por Boatos.org e Reuters Fact Check.
Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.
Fabíola Cidral conta como reconhecer logo de cara uma fake news
Deixe seu comentário