Steve Jobs não deixou mensagem antes de morrer sobre riqueza e amor
É falso que Steve Jobs, cofundador da Apple, criticou, em seu leito de morte, o acúmulo de riqueza em detrimento do amor, como afirmam publicações nas redes sociais. Uma irmã do empresário disse, ainda em 2011, que as últimas palavras do irmão foram monossílabas, repetidas três vezes.
O pedido de checagem foi enviado por um leitor do UOL Confere pelo WhatsApp (11) 97684-6049.
O que dizem os posts
Um homem aparece em um vídeo compartilhado no Facebook, com o texto "reflete sobre isso", afirmando que, além da fortuna bilionária deixada por Jobs, o empresário também teria deixado uma "mensagem importantíssima pra todos nós".
No texto, o cofundador da Apple teria se arrependido sobre o acúmulo de riqueza e refletido de que o dinheiro não é suficiente. "Percebo que todo reconhecimento e riqueza que tenho não faz sentido diante da morte iminente. Tenho dinheiro pra contratar o melhor, na tarefa que for, mas não é possível contratar alguém pra carregar a minha doença", diz um trecho.
A mesma mensagem falsa é compartilhada em publicações em outras redes sociais, como Twitter e TikTok.
Por que é falso
Mona Simpson, uma das irmãs de Steve Jobs, publicou no jornal norte-americano The New York Times, dias após a morte do irmão em 2011, um texto em que revela o que o cofundador da Apple disse em seu leito de morte (aqui). Segundo ela, as últimas palavras foram monossílabas, repetidas três vezes: "Oh uau. Oh uau. Oh uau".
"Antes de partir, ele olhou para sua irmã Patty, depois por um longo tempo para seus filhos, depois para sua companheira de vida, Laurene, e depois por cima dos ombros deles", escreveu Mona sobre o que Jobs teria feito antes de dizer as palavras.
Agências de checagens nacionais e internacionais desmentem esse texto pelo menos desde 2015 (aqui, aqui e aqui).
Viralização. A publicação no Facebook, compartilhada em 4 de agosto, tem 12 mil curtidas, 9,3 mil encaminhamentos e 242 comentários. Já os posts no "X" - antigo Twitter - e TikTok, compartilhados no dia 28 de agosto e ontem (13), respectivamente, registram pouco mais de 3 mil visualizações cada.
Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.
5 dicas para você não cair em fake news
Deixe seu comentário