Vídeo mostra transbordo de rio na Turquia, não na Líbia

São imagens da Turquia e não da Líbia em um vídeo que circula no Instagram mostrando o transbordo de um rio pela enchente. A Líbia foi atingida por uma tempestade que deixou mais de 11 mil mortos no dia 10 de setembro, mas as imagens em post são falsamente atribuídas ao país.

O UOL Confere considera distorcido conteúdos que usam informações verdadeiras em contexto diferente do original, alterando seu significado de modo a enganar e confundir quem os recebe.

O que diz o post

Um vídeo que mostra imagens de um rio transbordando em uma cidade é acompanhado da seguinte legenda: "Essa são as imagens da enchente em um rio na Líbia. Já existem mais de 10.000 pessoas desaparecidas".

Por que é distorcido

As imagens são reais, mas mostram os efeitos de uma enchente na Turquia, e não na Líbia.

Segundo a NTV, emissora de televisão turca, o vídeo mostra o transbordo do rio em uma região do Mar Negro durante as enchentes que afetaram o país em agosto de 2021 (veja abaixo). Na ocasião, mais de 70 pessoas morreram (leia aqui, aqui e aqui).

Este conteúdo também foi checado pelo serviço de checagens da AFP em árabe (veja aqui). Segundo a AFP Factuel, o fotógrafo que fez o registro confirmou que as imagens gravadas mostram o transbordo do rio Ezine, em Bozkurt, no norte da Turquia em agosto de 2021.

Em fevereiro deste ano, o mesmo vídeo foi falsamente atribuído aos terremotos que atingiram a Turquia este ano. O conteúdo foi desmentido pelo Aos Fatos (aqui).

Continua após a publicidade

Enchentes na Líbia

Tempestade Daniel. As fortes chuvas que atingiram o país no dia 10 de setembro deixaram mais de 11 mil mortos, segundo a ONU (leia aqui e aqui). Veja imagens abaixo:

UOL Confere

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.