Vídeo não mostra Flávio Dino com esposa de líder do CV, mas com humorista

É falso que a mulher que aparece em um vídeo com o ministro da Justiça, Flávio Dino, seja a esposa do líder do CV, Luciane Barbosa Farias. Na verdade, trata-se da comediante Virgínia Álvares, do Rio Grande do Norte.

O vídeo original foi publicado nas redes sociais da humorista no dia 27 de julho deste ano.

A sugestão de checagem foi enviada ao UOL Confere pelo WhatsApp (11) 97684-6049.

O que diz o post?

"Brasil: Ministro da justiça Flávio Dino diz ser fã de "primeira dama" do CV em vídeo que circula nas redes sociais nesta terça (14)", diz texto sobreposto a vídeo de Dino abraçando uma mulher loira com chapéu branco e blusa vermelha.

No vídeo, o ministro diz: "Eu sou seu fã, viu. Eu te conheço". A mulher então questiona: "Sério?". E Dino responde: "É, eu lhe conheço. Tira uma foto minha aqui com ela".

"INACREDITAVEL! O Brasil está entregue nas mãos dessa gente", é a legenda da postagem investigada.

Por que é falso

Quem aparece ao lado de Flávio Dino na gravação viral é a comediante do Rio Grande do Norte Virgínia Álvares. A humorista compartilhou o vídeo ao lado do ministro da Justiça em suas redes sociais oficiais no dia 27 de julho deste ano.

Continua após a publicidade

Humorista foi confundida com Luciane Barbosa Farias, mulher de líder do CV, Clemilson dos Santos Farias, o Tio Patinhas. Reportagem de O Estado de São Paulo mostrou que Luciane teria ido a reuniões no Ministério da Justiça (aqui), o que deu base para a desinformação.

16.nov.2023 - A humorista Virgínia Álvares à esquerda e a esposa do Tio Patinhas, Luciane Barbosa Farias, à direita
16.nov.2023 - A humorista Virgínia Álvares à esquerda e a esposa do Tio Patinhas, Luciane Barbosa Farias, à direita Imagem: Arte/UOL sobre Reprodução/Instagram

Esposa de líder do CV compartilhou várias fotos e vídeos em Brasília. Ela já esteve no CNJ (Conselho Nacional de Justiça), na Câmara dos Deputados e em encontro com políticos. Veja abaixo:

A mulher do "Tio Patinhas" foi recebida por secretários, mas enquanto integrava uma comitiva de advogados, segundo o Ministério da Justiça. "A presença de acompanhantes é de responsabilidade exclusiva da entidade requerente e das advogadas que se apresentaram como suas dirigentes", disse o MJ em nota..

Continua após a publicidade

O ministro Flávio Dino disse nas redes sociais que nunca recebeu líder de facção ou esposa em audiência no Ministério da Justiça. "De modo absurdo, simplesmente inventaram a minha presença em uma audiência que não se realizou em meu gabinete".

O secretário Nacional de Assuntos Legislativos do MJ, Elias Vaz, disse que atendeu a uma solicitação da ex-deputada Janira Rocha, que levou acompanhantes.

Viralização. Compartilhado no Instagram, o vídeo atingiu em 24 horas 60,6 mil visualizações e soma 20,5 mil curtidas e 5,1 mil comentários.

O conteúdo também foi checado pelo Estadão Verifica.

Continua após a publicidade

Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.

5 dicas para você não cair em fake news

Siga UOL Notícias no
UOL Confere

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.

Deixe seu comentário

Só para assinantes