É falso que ivermectina seja indicada no tratamento e prevenção da dengue

É falso que a ivermectina teve eficácia comprovada na prevenção e tratamento contra a dengue, como afirmam postagens que circulam nas redes sociais. O uso do medicamento não é recomendado para isso.

O pedido de checagem foi enviado por leitores do UOL Confere para o WhatsApp (11) 97684-6049.

O que diz o post

As publicações usam o seguinte texto: "A ivermectina já demonstrou sua eficácia na redução da carga viral da dengue, de maneira dependente da dose. A ivermectina tem um efeito antiviral comprovado contra outros vírus de RNA de fita única, como dengue ou febre amarela, contra os quais conseguiu inibir sua replicação in vitro. Além disso, tem um papel imunomodulador que é interessante de avaliar, já que foi visto que um dos grandes problemas do vírus da dengue é a imunoamplificação. O desaparecimento do quadro clínico - quando é administrado precocemente - ocorre em menos de 72 horas. Da mesma forma, os indivíduos que recebem doses profiláticas de IVM não contrairão dengue, mesmo quando inoculados através da picada de mosquitos Aedes, o que confirma o efeito viricida do composto. Além disso, esses mosquitos morrerão após tal picada, a uma taxa 6 vezes maior do que seu ciclo de vida normal. Isso foi observado em animais de fazenda, que receberam IVM para evitar doenças transmitidas por mosquitos (Culex, Anopheles, Aedes, etc.). Dada essa descoberta, o efeito foi replicado em voluntários humanos, com igual sucesso".

O post indica ainda um suposto esquema de uso do medicamento para profilaxia da dengue, e cita um estudo de pesquisadores da Universidade de Buenos Aires.

Por que é falso

Não há evidências científicas que comprovem a eficácia da ivermectina para o tratamento de dengue, segundo dois especialistas ouvidos por UOL Confere. Julio Croda, infectologista e consultor da Sociedade Brasileira de Infectologia, observa que não há nenhum dado científico que mostre que a ivermectina vai reduzir sintomas ou riscos para hospitalização ou morte em casos de dengue. Já André Siqueira, infectologista da Fiocruz (Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas), salienta que a medicação não tem ação efetiva no tratamento de viroses, como é o caso da dengue e da covid.

A ivermectina é uma medicação usada como antiparasitário e contra ectoparasitas como piolho, escabiose. E alguns pesquisadores tentam encontrar uma ação contra vírus, de fato, mas que nunca foi provada. André Siqueira, infectologista

Não há nenhum ensaio clínico em fase 3 que comprove a eficácia da ivermectina contra a dengue, salienta Croda. Nessa etapa é realizado o acompanhamento de um número maior de pacientes por um período prolongado de tempo (aqui). A fase 3 é a última antes da obtenção do registro sanitário.

Estudos realizados até agora não foram feitos em humanos. As pesquisas analisaram o efeito da droga em mosquitos e mostraram "redução da carga viral" nesses insetos, segundo Croda. Porém, não há nenhum estudo com humanos.

Continua após a publicidade

Artigo citado na publicação desinformativa não comprova a tese levantada, avalia André Siqueira. O infectologista entende que o estudo é generalista, faz uma longa apresentação da ivermectina, mas, não apresenta dados que comprovem a ação do medicamento contra a dengue. "Isso não é sustentado com base nenhuma em informação, em nenhum dado científico", observa. Além disso, a dosagem do medicamento indicada na publicação também não tem fundamento para o que se propõe, entende o infectologista.

Autores de artigo citado no post desinformativo já indicaram a ivermectina para tratamento de covid-19, o que é contraindicado pela OMS (aqui).

Não existe medicamento específico para tratamento da dengue, segundo a Organização Pan-Americana de Saúde, escritório regional da OMS (Organização Mundial da Saúde) (aqui).

O Ministério da Saúde disse que não reconhece qualquer protocolo que inclua o vermífugo para o tratamento da dengue, em resposta ao UOL Confere. As orientações do Ministério da Saúde para o manejo clínico da dengue podem ser consultadas aqui e aqui.

Para que serve a ivermectina? O medicamento é um vermífugo usado para tratamento de doenças como sarna, lombriga, elefantíase e piolhos (leia mais aqui). Não é indicado para prevenção ou tratamento de covid-19.

Viralização. Uma publicação com a desinformação no Instagram, compartilhada no último dia 13, registra 11,8 mil curtidas e 1,2 mil comentários.

Continua após a publicidade

5 dicas para você não cair em fake news

Siga UOL Notícias no
UOL Confere

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.