Homem gritando em evento não é de projeto financiado pela Lei Rouanet

É falso que um homem gritando durante um evento tenha sido financiado pela Lei Rouanet, conforme afirmam postagens nas redes sociais.

O vídeo não foi feito no Brasil e, na realidade, registra uma apresentação de uma agência de viagens de Trindade e Tobago, país caribenho.

O Ministério da Cultura negou, em nota, ao UOL Confere que o homem foi financiado pelo benefício cultural.

O que diz o post

O vídeo mostra um rapaz negro gritando no meio de um evento, enquanto as pessoas olham e filmam a ação. "Isto é arte ou satanismo sai pra lá capeta", diz um dos textos sobrepostos ao vídeo.

Em outro texto, a Lei Rouanet é citada como incentivo para o rapaz que está ali. "LEI ROUANET TEM DE TUDO".

Por que é falso

Vídeo não foi feito no Brasil. Por meio da busca reversa do Google (aqui), é possível verificar que o vídeo foi retirado do perfil do Instagram "Traveltomtom" (aqui), que filmou o homem no World Travel Market, em Londres, e postou o vídeo em 21 de novembro de 2023.

Homem que aparece no vídeo é de agência de viagens de Trindade e Tobago, país que fica no Caribe. Além da legenda, há placas no teto sinalizando que o estande em que o homem está gritando é da "Tobago Beyond", uma agência de turismo do país caribenho, segundo o site da empresa (aqui).

Continua após a publicidade
É possível ver a placa "Tobago Beyond" acima do homem no vídeo original
É possível ver a placa "Tobago Beyond" acima do homem no vídeo original Imagem: Arte/UOL sobre Reprodução/Instagram

Personagem é folclórico do carnaval local e se chama "Jab Molassie" (aqui). O secretário-chefe da Assembleia de Tobago, Farley Augustine, reforçou em entrevista ao Trinidad Guardian que o personagem "não representa o Satanás bíblico" e, na realidade, "simboliza o protesto contra a escravização dos afrodescendentes" (aqui).

Ministério da Cultura do Brasil nega que homem do vídeo tenha sido financiado pela Lei Rouanet. Em nota ao UOL Confere, a pasta diz que "não foi aprovado nenhum projeto relacionado a apresentações no World Travel Market". Apesar disso, a pasta financia projetos culturais de brasileiros no exterior (aqui e aqui).

O Ministério da Cultura (MinC) informa que a publicação citada como exemplo não é um projeto fomentado pela Lei Rouanet, portanto, ao fazer essa ligação a página da rede social está mentindo e contribuindo com desinformação. Além disso, não foi aprovado nenhum projeto relacionado a apresentações no World Travel Market pelo Ministério da Cultura.

A agência de viagem Tobago Beyond reforçou, em nota ao UOL Confere, que a apresentação não tem nenhuma ligação com o governo brasileiro. "Não há ligação com o governo brasileiro".

O conteúdo também foi checado pela Reuters (aqui).

Continua após a publicidade

Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.

Fabíola Cidral conta como reconhecer logo de cara uma fake news

Siga UOL Notícias no
UOL Confere

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.