É falso que folha do mamão é eficaz para o tratamento da dengue

É falso que a folha do mamão possa ser usada no tratamento contra a dengue, como afirmam postagens que circulam nas redes sociais.

Não há tratamento específico para dengue e nenhum chá ou erva é indicado para essa finalidade, pontuam especialistas ouvidos pelo UOL Confere.

O que diz o post

Vídeo compartilhado em plataformas como Facebook mostra um homem que indica a folha do mamão como "um excelente medicamento natural contra a dengue". Na postagem, ele explica que a planta supostamente ajudaria a aumentar os níveis de plaquetas e glóbulos brancos no sangue, além de fortalecer a membrana que reveste a célula.

Na legenda, está escrito o seguinte texto: "ATENÇÃO! PESSOAL 'FOLHA DO MAMÃO' PARA TRATAMENTO DA 'DENGUE' NÃO JOGUEM ESTA FOLHA FORA! Assistam os vídeos desse cara no 'youtube' que vocês vão descobrir que na cidade tem mato que pode te ajudar".

Ao clicar no vídeo, o internauta escuta a seguinte mensagem: "E agora por fim, talvez você já tenha ouvido falar sobre isso, mas não tinha certeza sobre essas propriedades da folha do mamão. Ela é um excelente medicamento natural contra a dengue, nós estamos vivendo constantemente no Brasil, apesar de os dados oficiais não quererem mais falar sobre isso, a gente vive sobre uma epidemia de dengue no Brasil o tempo todo. Eu tive dengue cinco vezes já, da última vez o médico perguntou por que eu não morri ainda e é uma doença que está ficando cada vez mais frequente no nosso país e mais intensa, a proliferação do mosquito muito mais intensa. Eu não li um, eu não li dois artigos, eu li vários artigos que estudaram os efeitos da folha do mamão sobre casos de dengue, por exemplo, ele aumenta o número de plaquetas no organismo. Quando a gente vai saber se tá com dengue ou não, a primeira coisa que faz é o exame de sangue pra verificar o nível de plaqueta, se tiver plaqueta muito baixa, provavelmente você tá com dengue... E ele aumenta o nível de plaquetas, o que evita a hemorragia, e o número de glóbulos brancos também se eleva no nosso sangue, e ela fortalece a membrana das células, a nossa célula, imagem a gema de um ovo, a nossa célula é igual a gema de um ovo, tem uma película em volta e ela é líquida por dentro. Todas as nossas células são basicamente assim. O que que o vírus faz? O vírus engata na célula e penetra a membrana, acessando a parte interna da célula, onde ele vai se replicar dentro da sua célula, até que a célula vai explodir, quando a célula explode você tem febres, e milhões de vírus são dispersos para outras células e por isso que é tão intenso o ataque da dengue. O que o mamão faz? Ele fortalece a parede da célula, dificultando a entrada do vírus. Pense bem: as plaquetas evitam hemorragia, os glóbulos brancos atacam os vírus e o fortalecimento das nossas células impede que o vírus entre pra se reproduzir lá dentro. Não quer dizer que você não vai ter os sintomas da dengue, não quer dizer que você não vai pegar dengue, significa que você vai poder combater de maneira natural e sem efeitos colaterais a dengue, usando o extrato de mamão. Este é o mamão, uma fruta deliciosa, com certeza você gosta de mamão e eu também gosto de mamão".

Por que é falso

Não há nenhuma erva ou chá que possa tratar a infecção por dengue, segundo dois especialistas ouvidos por UOL Confere, os infectologistas Kleber Giovanni Luz e Gisele Cristina Gosuen. A folha do mamão "não tem ação direta sobre o vírus da dengue", destaca Luz, que também é consultor internacional da Organização PanAmericana de Saúde para Arboviroses.

Chás funcionam como hidrantes, tratam, no máximo, no sentido de evitar a desidratação.

— Kleber Giovanni Luz, infectologista especializado em arboviroses

Continua após a publicidade

Dengue não tem tratamento específico, segundo o Ministério da Saúde (aqui). De maneira geral, após o diagnóstico da doença, é recomendado repouso e administração de paracetamol ou dipirona em caso de persistência de febre e dores no corpo e a ingestão de líquidos para se manter hidratado. Não é recomendado o uso de ácido acetilsalicílico. A vacinação contra a dengue no Brasil começa a partir de fevereiro com crianças e adolescentes (aqui).

Folha do mamão não aumenta os níveis de plaquetas e glóbulos brancos no sangue, observa a infectologista Gisele Cristina Gosuen, que também é professora da Escola Paulista de Medicina da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) e coordenadora do Comitê de Comorbidades da SBI (Sociedade Brasileira de Infectologia).

Esse questionamento a respeito da folha de mamão é um comentário leigo, toda e qualquer informação deve ser obtida em sites confiáveis, como o do Ministério da Saúde. Gisele Cristina Gosuen, infectologista

Uso da folha do mamão tem contraindicações e não é recomendado para gestantes, lactantes e pessoas com hipoglicemia (baixa concentração de glicose — açúcar — no sangue), observa Gosuen. A infectologista pontuou ainda que, "se tomado em excesso, [o chá] pode causar náuseas, vômitos, diarreia e dor abdominal", além de provocar reações alérgicas.

Não é possível contrair cinco vezes a dengue, como afirma o homem no post desinformativo. O infectologista observou que existe quatro variantes do vírus da dengue (DEN 1, 2, 3 e 4) circulantes no Brasil, logo, no máximo, uma mesma pessoa pode se infectar com a doença quatro vezes. Ao contrair a variante DEN 1, por exemplo, o indivíduo, após a cura, adquire imunidade e não pode mais se infectar pela DEN 1, mas continua suscetível às demais variantes.

UOL Confere mostrou na semana passada que não é possível tratamento ou prevenir a dengue com uso de ivermectina (aqui).

Continua após a publicidade

Viralização. Estas publicações constam, nesta quarta-feira (31), com mais de 180 mil visualizações, 5,2 mil curtidas, 1,3 mil compartilhamentos e 185 comentários no Facebook.

Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.

5 dicas para você não cair em fake news

Siga UOL Notícias no
UOL Confere

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.