Em vídeo, apresentadores falavam sobre comida, e não sobre Lula
O recorte de um programa matinal da Irlanda em que dois apresentadores estão rindo é compartilhado nas redes sociais como se eles estivessem debochando do presidente Lula e de seus eleitores. O vídeo é de 2020 e os apresentadores falavam sobre comida.
O que diz o post
O trecho em que os apresentadores aparecem rindo é compartilhado com as seguintes frases sobrepostas "Lula vira chacota", acompanhado de um emoji de bandeira dos EUA, e "respeitado internacionalmente segundo os lulotarios".
Além disso, o recorte é acompanhado de uma legenda com tradução falsa, com frases como "Lula compraria voto baiano por R$ 10 reais e lanche mortadela" e "o povo brasileiro vota com estomago lanche mortadela e 10 reais".
Por que é falso
O vídeo não tem relação com as alegações do post. Por uma busca reversa pelo frame do vídeo no Google Lens é possível encontrar o vídeo original (veja aqui).
As imagens foram retiradas de um programa matinal da Irlanda chamado "Ireland AM". O vídeo foi publicado no Twitter/X do programa no dia 10 de novembro de 2020.
Os apresentadores comentavam sobre o quadro culinário do programa. No post está escrito em inglês: "Você gosta de fazer cócegas nas suas papilas gustativas? 😂😂 Assista @karenkoster e Alan lutando para se manterem sérios durante o quadro de culinária desta manhã #IrlAM" Veja abaixo:
Do you like your taste buds tickled? Watch @karenkoster and Alan struggle to keep it together during this morning's cookery segment #IrlAM pic.twitter.com/t1P8WyZRBj
-- Ireland AM (@IrelandAMVMTV) November 10, 2020
Viralização: Um post no Instagram com o vídeo falso tinha mais de 7.000 curtidas nesta segunda-feira (19) e havia sido visualizado 55 mil vezes nas últimas 24 horas.
Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.
Deixe seu comentário