Lula não disse que alta de alimentos é para facilitar jejum na Semana Santa
Não é verdade que o presidente Lula tenha dito que o aumento no preço de alimentos seria para facilitar o jejum durante a Semana Santa. Posts nas redes sociais reproduzem título de texto do 'Sensacionalista', seção de humor do site do jornal O Globo. As publicações omitem que se trata, portanto, de uma sátira.
O UOL Confere considera distorcido conteúdos que usam informações verdadeiras em contexto diferente do original, alterando seu significado de modo a enganar e confundir quem os recebe.
O que diz o post
Publicações no Facebook e no Instagram reproduzem a matéria do 'Sensacionalista' com o título "Lula diz que alta no preço dos alimentos é para facilitar o jejum na Semana Santa". Os posts não creditam o conteúdo ao portal de humor, omitindo, portanto, que se trata de uma sátira.
Por que é distorcido
Texto foi publicado pelo 'Sensacionalista'. Em uma busca no Google é possível verificar que o conteúdo citado nas publicações foi publicado pelo 'Sensacionalista' (veja aqui). A própria página se define como um "jornal isento de verdade".
As publicações reproduzem o título do conteúdo sem citar a origem. Diversos posts recortavam a identidade visual da página para creditar o conteúdo ao jornal O Globo, mas omitindo que havia sido publicado na seção do 'Sensacionalista'. Nas legendas e comentários, usuários se manifestam acreditando que o conteúdo é verídico.
Na semana passada, outro conteúdo do 'Sensacionalista' também foi compartilhado nas redes fora de contexto. O UOL Confere esclareceu aqui.
Viralização: Uma das publicações com o conteúdo desinformativo somava mais de 6.000 curtidas no Instagram.
Este conteúdo também foi checado por Estadão Verifica, Boatos.org e Lupa.
Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.