Postagem distorce frase e sugere que Biden queria atirar em Trump

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, não falou em colocar o candidato à presidência do Partido Republicano, Donald Trump, "no alvo" para atirar nele, como afirmam publicações que circulam nas redes sociais.

A fala de Biden foi em referência a derrotar Trump nas urnas e esquecer os debates eleitorais.

O UOL Confere considera distorcido conteúdos que usam informações verdadeiras em contexto diferente do original, alterando seu significado de modo a enganar e confundir quem os recebe.

O que diz o post

A publicação mostra um print de uma conta no X (antigo Twitter) dos Republicanos do Comitê Judiciário da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos. Primeiro é colocada uma frase em inglês: "Joe Biden: 'It's time to put Trump in a bullseye'. That just happened." Na sequência é colocada a declaração em português, traduzida pelo Google: "Joe Biden: "É hora de colocar Trump no alvo. Isso simplesmente aconteceu".

Na legenda da publicação é colocado ainda: "Republicanos acusam Biden de ter incitado a tentativa de assassinato."

Por que é distorcido

Biden falou em colocar "Trump no alvo", mas no sentido de derrotá-lo nas urnas. A conversa do presidente com doadores da campanha ocorreu por ligação privada e foi gravada, na qual o site Político teve acesso (aqui e aqui). A reportagem foi publicada em 8 de julho - cinco dias antes do atentado (aqui). O encontro de Biden com doadores de campanha tinha o propósito de abafar o debate em que ele foi criticado (aqui e aqui), segundo a matéria do site "Politico". Veja a abaixo a frase completa:

Eu tenho um trabalho: derrotar Donald Trump. Tenho certeza absoluta de que sou a melhor pessoa para fazer isso. Então, terminamos de falar sobre o debate, é hora de colocar Trump no alvo. Joe Biden

Continua após a publicidade

Após repercussão, Biden reconheceu que errou ao fazer comentário. "Foi um erro usar a palavra. Eu não quis dizer 'mira'. Eu quis dizer "alvo", eu quis dizer foco nele. Foco no que ele está fazendo. Foco em suas políticas. Foco no número de mentiras que ele contou no debate", disse Biden em entrevista na NBC News (aqui, aqui e aqui).

Esse conteúdo também foi checado pela Lupa (aqui).

O que se sabe sobre o atirador

Thomas Matthew Crooks era de Bethel Park, Pensilvânia, a cerca de 64 km do local do comício. O FBI e a polícia de Pittsburgh informaram que os disparos contra Donald Trump estão sendo tratados como "tentativa de assassinato" e não descartam a possibilidade de haver outras pessoas envolvidas no episódio.

O atirador estava registrado no Partido Republicano, o mesmo de Trump. Apesar do registro, Crooks doou US$ 15 (R$ 81) para um comitê progressista em 20 de janeiro de 2021. Foi nessa data que o presidente Joe Biden foi empossado. O "Progressive Turnout Project" é uma organização que se dedica a impulsionar candidaturas democratas. A iniciativa também investe financeiramente em organizações focadas em engajar jovens eleitores.

Crooks usou um rifle AR-style 556. A arma foi comprada pelo pai dele, segundo autoridades do FBI. Os investigadores tentam entender como ele teve acesso ao rifle.

Continua após a publicidade

Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.

Fabíola Cidral conta como reconhecer logo de cara uma fake news

UOL Confere

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.

Deixe seu comentário

Só para assinantes