É falso que vídeo mostre apoio do Comando Vermelho a Eduardo Paes
Não é verdade que um vídeo prove que a facção criminosa Comando Vermelho está apoiando Eduardo Paes na disputa pela Prefeitura do Rio.
O vídeo usado na publicação desinformativa mostra, na verdade, um ato da campanha presidencial de Lula nas eleições de 2022.
O que diz o post
Um vídeo em baixa qualidade em que é possível identificar diversas pessoas com camisas vermelhas e bandeiras com o nome "Lula" é compartilhado com a seguinte legenda: "Comando Vermelho e PT apoiando abertamente o Eduardo Paes à reeleição de Prefeito do Rio de Janeiro... Momento de saída para a convenção! Bandeira do PT e CV se misturam".
Por que é falso
Imagens mostram campanha de Lula. Mesmo em baixa qualidade, é possível identificar bandeiras da campanha do atual presidente nas imagens.
Áudio cita Bolsonaro e Alemão. O vídeo é acompanhado de áudios que fazem menção a uma vitória de Jair Bolsonaro e a ida de Lula ao Complexo do Alemão. Não foi possível identificar a origem dos áudios.
A motociata que aparece no vídeo aconteceu, de fato, no Complexo do Alemão. Lula fez um ato de campanha em 12 outubro de 2022 na região (aqui e aqui). Eduardo Paes também esteve presente. Segundo o jornal Voz das Comunidades, mototaxistas fizeram um corredor para receber o então candidato à presidência. Veja o vídeo abaixo com o áudio original e com alta resolução:
Na época, publicações desinformativas tentaram associar Lula à facção criminosa. Posts alegavam que o então candidato teria ido à favela sem segurança, o que é falso. Além disso, associaram falsamente a abreviação "CPX", que significa complexo, com criminalidade (aqui a checagem). Lula foi presenteado com um boné com o termo "CPX".
Este conteúdo também foi checado por Lupa, Aos Fatos e Reuters.
Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.