Bolsonaro não chamou Marçal de vagabundo em ato na avenida Paulista
É falso que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) tenha chamado Pablo Marçal (PRTB) de canalha e vagabundo durante a manifestação de 7 de Setembro na capital paulista.
Na verdade, o conteúdo que circula nas redes sociais usa um recorte de fala de Bolsonaro contra um carro de som que, segundo ele, atrapalhava seu discurso na Avenida Paulista. Além disso, Marçal, candidato à Prefeitura de São Paulo, apareceu no evento após o ex-presidente discursar.
O que diz o post
Vídeo mostra Bolsonaro em cima de um trio elétrico pedindo para a PM arrancar a bateria de um carro de som. O trecho em que ele fala "essa é uma atitude de canalha, vagabundo, que não tem compromisso com o seu país" é compartilhado com uma legenda, como se ele estivesse se referindo a Marçal.
"Bolsonaro se irrita com pablo marçal e chama-o de canalha e vagabundo", diz o texto sobreposto ao vídeo.
Por que é falso
Vídeo é de manifestação em 7 de setembro de 2024. Por uma busca no Google pela fala de Bolsonaro — "essa é uma atitude de canalha, vagabundo, que não tem compromisso com o seu país" —, é possível encontrar referência no site Poder 360 (aqui). Segundo o site, o ex-presidente teria se irritado com um carro de som que atrapalhava seu discurso na manifestação. A irritação também foi noticiada pelo UOL (aqui).
Recortes são exibidos simultaneamente para confundir. Os dois trechos são do evento na Avenida Paulista. Em um deles, é possível ver o Masp (Museu de Arte de São Paulo) ao fundo. Entretanto, os recortes são exibidos ao mesmo tempo para dar a impressão de que a crítica era direcionada a Marçal, o que não é verdade.
Marçal apareceu depois do discurso de Bolsonaro. O candidato e influenciador esteve na manifestação, mas apenas após o discurso de Bolsonaro. Além disso, ele não subiu em trio elétrico.
Ex-presidente criticou Marçal em nota após o evento. Depois da manifestação, Bolsonaro divulgou uma nota em que insinuou oportunismo do candidato a prefeito de São Paulo. "O único e lamentável incidente ocorreu após o término do meu discurso (com o evento já encerrado) quando então surgiu o candidato Pablo Marçal", disse.
Viralização. Um post com o conteúdo desinformativo registrava mais de 7 milhões de reproduções no Instagram.
Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.
Deixe seu comentário