Datena foi acusado de assédio sexual, não de estupro

É falso que o candidato à Prefeitura de São Paulo José Luiz Datena (PSDB) tenha sido acusado de estupro, como sugerem posts nas redes sociais.

Na verdade, o apresentador foi acusado de assédio sexual, e o processo foi arquivado sem análise de mérito.

O que diz o post

A foto de Datena é compartilhada com a seguinte legenda: "alguém sabe o que fazem com os Jacks na cadeia?". O termo, citado pelo candidato do PRTB à Prefeitura de São Paulo Pablo Marçal no debate da TV Cultura, faz referência a presos por crimes sexuais.

O post é compartilhado com a música "Diário de um detento" do grupo Racionais MCs no trecho em que diz "homem é homem, mulher é mulher, estuprador é diferente, né. Toma soco toda hora, ajoelha e beija os pés, e sangra até morrer na rua dez".

Por que é falso

Gíria e música sugerem que ele foi acusado de estupro, o que não é verdade. Datena foi acusado de assédio sexual, e não estupro, por uma ex-colega de trabalho.

O caso envolvendo Datena foi arquivado em 2019. O processo foi extinto por questões processuais relacionadas ao prazo legal. Não houve análise do mérito ou das provas do suposto crime.

Bruna Drews fez denúncia ao Ministério Público de São Paulo. Em janeiro de 2019, a jornalista acusou o apresentador pela conduta dele em uma confraternização de trabalho. Ele teria dito que ela não precisava emagrecer porque já "era muito gostosa", que já tinha se masturbado pensando nela e que achava "um desperdício" a profissional "namorar uma mulher". O episódio teria ocorrido, segundo ela, em 7 de junho de 2018.

Datena negou as acusações e abriu processo contra Bruna. Na época, ele afirmou se tratar de "calúnia" e que Bruna teria problemas "psicológicos, problemas de família, pessoais e trabalho". Também, processou a ex-repórter por difamação e calúnia. "Na comemoração, repeti a ela que ela era muito bonita e que não precisava emagrecer, porque ela já era competente. Tirando isso, todo o resto é mentira, calúnia e delírio", disse o apresentador.

Continua após a publicidade

Pablo Marçal chamou Datena de 'Jack'. Em debate na TV Cultura no dia 15 de setembro, o candidato do PRTB usou essa gíria para se referir ao adversário do PSDB. Em seguida, Datena deu uma cadeirada em Marçal.

Viralização. No Instagram, um post com o conteúdo registrava mais de 26 mil reproduções nesta sexta-feira (20).

Este conteúdo também foi checado por Estadão Verifica.

Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.

5 dicas para você não cair em fake news

Siga UOL Notícias no
UOL Confere

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.