É falso que bebê tenha sido resgatado no aeroporto de Dubai em uma bolsa
É falso que um bebê tenha sido resgatado no aeroporto de Dubai (Emirados Árabes Unidos) dentro da bolsa de um passageiro acusado de tráfico infantil, como afirmam posts compartilhados recentemente nas redes sociais.
Na verdade, as imagens são antigas e de uma brincadeira feita pelo tio da criança.
O que diz o post
A publicação traz o seguinte texto: "Criança roubada foi encontrada no aeroporto de Dubai". Abaixo, há a foto de um bebê dentro de uma bolsa. Ao lado, um vídeo mostra o momento em que uma pessoa abre a bagagem e encontra a criança dentro, junto a outros objetos.
"Seu dedo não vai doer para digitar: Deus cuida da minha família", completa a legenda abaixo das imagens.
Por que é falso
Imagens não mostram resgate, mas brincadeira de tio com sobrinho. Por meio de busca reversa (aqui), verifica-se que o conteúdo foi publicado originalmente em 26 de outubro de 2018 no Instagram (aqui, em árabe) de um homem da Arábia Saudita com a legenda "O meu sobrinho Shamkh", com emojis de risada.
Autor da publicação ironizou os posts desinformativos. Em 2 de novembro de 2018, o mesmo usuário publicou no Instagram uma foto com a criança, que usa a roupa do vídeo viral. Ele brincou com a repercussão do caso. "Este aqui é o que dizem que foi roubado pela empregada", diz a legenda (aqui, em árabe). No mesmo dia, foram publicadas fotos de um bolo em formato parecido com a da bolsa na qual o bebê estava (aqui e aqui, em árabe).
Vídeo circula nas redes sociais desde então. Publicações desinformativas com o mesmo vídeo circulam desde 2018 (aqui, em urdu, aqui, em mandarim, e aqui, em inglês). Os posts contam versões diferentes sobre o caso. Uma delas fala que uma empregada filipina raptou uma criança saudita e foi barrada no aeroporto de Jeddah. Outra relata o rapto de um bebê de cinco meses em Karachi (Paquistão), que foi encontrado por um funcionário do aeroporto de Dubai.
Viralização. Até a tarde desta segunda-feira (23), um dos posts desinformativos tinha mais de 3.000 curtidas no Instagram.
Este conteúdo também foi checado por Lupa.
Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.
Deixe seu comentário