É falso que PF descobriu túnel entre Parque Nacional de Brasília e Planalto
É falso que a PF (Polícia Federal) tenha descoberto um túnel, ou uma rede de túneis subterrâneos, entre o Parque Nacional de Brasília e o Palácio do Planalto, como alega um vídeo que circula nas redes sociais.
Não há qualquer evidência ou notícia da suposta descoberta, apenas matérias sobre antigas lendas urbanas envolvendo a capital federal. Além disso, o termo "incêndio subterrâneo", usado na publicação desinformativa, se refere a um fenômeno comum no Pantanal e Cerrado, sem ligação com escavações humanas.
O que diz o post
O vídeo traz imagens de um incêndio. A narração e a legenda afirmam que, durante uma suposta investigação da queimada no Parque Nacional de Brasília, a PF descobriu um túnel ligando o local até o Palácio do Planalto.
O post diz também que as chamas estariam ligadas ao túnel, e que ele faria parte de uma "rede de túneis subterrâneos". A publicação ainda pergunta: "o que será que está por trás desse túnel e do incêndio que ainda queima embaixo da terra?".
Por que é falso
Não há evidência da suposta descoberta de túnel pela PF. Em uma busca nos canais oficiais da PF (aqui) e do ICMBio (aqui), responsável pelo parque, não há qualquer menção a esse assunto. Outra pesquisa, no Google, também não revela notícias da imprensa profissional que corroborem a alegação (aqui), mas matérias que desmentem antigas lendas urbanas sobre túneis subterrâneos na capital federal (aqui, aqui e aqui).
PF investiga incêndio criminoso no parque. Um inquérito foi aberto para apurar as causas da queimada no parque, que teve início nas proximidades da Granja do Torto, residência oficial da Presidência da República. O presidente do ICMBio, Mauro Pires, disse que o incêndio foi um ato intencional, e que áreas de preservação têm sido alvos de criminosos (aqui). O fogo começou em 15 de setembro (aqui) e foi controlado no dia 18 (aqui). A assessoria de imprensa da PF não respondeu ao UOL Confere sobre o andamento da investigação.
O que é incêndio subterrâneo? O vídeo desinformativo faz menção ao termo para levantar dúvidas sobre a origem do fogo. O Parque Nacional de Brasília, de fato, registrou incêndio no subterrâneo (aqui). Isso acontece quando o fogo consegue penetrar no solo e a queima ocorre em matéria orgânica acumulada no subsolo (aqui, aqui e aqui). Nesse tipo de incêndio — chamado também de "incêndio de turfa" —, não há chamas visíveis, só fumaça. O fenômeno, comum no Pantanal e no Cerrado, é de difícil combate.
Viralização. No Instagram, um post com o conteúdo desinformativo registrava mais de 9.000 reproduções e mais de 700 compartilhamentos.
Este conteúdo também foi checado por Boatos.org.
Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.
Siga também o canal do UOL Confere no WhatsApp. Lá você receberá diariamente as checagens feitas pela nossa equipe. Para começar a seguir, basta clicar aqui e ser redirecionado.
Deixe seu comentário