Vídeo de Jaden Smith traz dublagem alterada; ele não criticou o pai e Diddy

É falso que o rapper e ator Jaden Smith tenha criticado o seu pai, o ator e cantor Will Smith, e o rapper Sean "Diddy" Combs.

Post compartlhados nas redes sociais usam uma dublagem adulterada sobre imagens antigas de 2017. No vídeo original, ele falava sobre ter reprovado em um teste de direção.

A checagem foi sugerida ao UOL Confere pelo WhatsApp (11) 97684-6049.

O que diz o post

O post traz o seguinte título: "Jaden Smith se pronuncia e desabafa!". Logo abaixo, um vídeo de Jaden em um carro e três fotos: uma do próprio Jaden, uma de Diddy e outra de Will Smith.

O suposto dublador do vídeo diz: "Quando eu era mais jovem, meu pai me levava para as festinhas do Diddy, que, para mim, eram desconfortáveis. Toda essa experiência teve um impacto profundo no meu comportamento e na maneira como eu vejo o mundo hoje. Às vezes, é difícil ser constantemente lembrado como filho do Will, e até mesmo as músicas dele não são algo que eu aprecie tanto quanto muitos podem imaginar."

O vídeo segue com o narrador afirmando que muitos já devem ter visto vídeos de Jaden com o pai, mas que esses momentos eram desconfortáveis. Além disso, cita a mãe do jovem artista, Jada Pinkett Smith. "Minha mãe Jada tem um estranho desprezo pelo meu pai Will. Ela mostra ser uma mulher revoltada com algo, e eu sei muito bem o que é." O vídeo continua afirmando que ela sabia das "loucuras" que Will teria feito com o filho.

Ainda sobre o caso Diddy, o vídeo faz uma possível referência ao cantor Justin Bieber, dizendo que eles cresceram juntos e viviam no mesmo meio. "Eu pude, infelizmente, presenciar e viver os piores momentos ao lado de Justin quando éramos triscados por Diddy. Hoje, ao olhar para trás, sinto um misto de tristeza e empatia por aqueles que também cresceram neste meio", diz.

Por que é falso

Vídeo é de 2017. Por meio de busca reversa, foi possível encontrar o vídeo usado nas postagens falsas em uma reportagem do site Metro, do Reino Unido, de janeiro de 2017 (aqui). A gravação é, portanto, anterior à prisão de Diddy, que aconteceu no último dia 16 (aqui).

Continua após a publicidade

Jaden falava sobre ter reprovado em teste de direção. "Vai ser muito engraçado contar para o meu pai que eu falhei mais uma vez", diz ele no vídeo original. Ele afirma que vai se mudar de Los Angeles (EUA) e aconselha as pessoas a fazerem o que querem fazer e serem quem elas quiserem ser. "Não tente ser outra pessoa. É difícil ter a vida que você realmente deseja, porque ninguém aqui incentiva os jovens ou a criatividade dos jovens". E continua: "No final de 2017, farei coisas incríveis, realmente incríveis e inspiradoras que vão além de música e roupas". O fato foi registrado pelo UOL na época (aqui). (veja o vídeo abaixo, em inglês).

Jaden e Biber já cantaram juntos. De fato, ambos se conhecem e até se apresentaram juntos (aqui). Mas eles não se pronunciaram publicamente sobre o caso de Diddy.

Diddy é acusado de tráfico sexual, sequestro e extorsão. Nos anos 2000, o rapper era famoso por promover festas sexuais. A acusação descreve os eventos como "apresentações sexuais elaboradas em que Combs produzia, dirigia, se masturbava e frequentemente filmava". Diddy também atraía mulheres com o pretexto de romance e, segundo a acusação, utilizava força e ameaças para coagi-las a praticar atos sexuais. Ele é acusado ainda de drogar as vítimas e traficar drogas (aqui).

Viralização. Um post no Threads tinha, até esta terça-feira (1), 1.800 curtidas e outros 1.800 compartilhamentos.

Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.

Continua após a publicidade

Siga também o canal do UOL Confere no WhatsApp. Lá você receberá diariamente as checagens feitas pela nossa equipe. Para começar a seguir, basta clicar aqui e ser redirecionado.

5 dicas para você não cair em fake news

Siga UOL Notícias no
UOL Confere

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.

Deixe seu comentário

Só para assinantes