Topo

Peregrinos enfrentam até 5 horas de fila para conhecer o Cristo Redentor

Peregrinos enfrentaram até 5 horas de filas, além de falta de informação, para visitar o Cristo Redentor - Carolina Farias/UOL
Peregrinos enfrentaram até 5 horas de filas, além de falta de informação, para visitar o Cristo Redentor Imagem: Carolina Farias/UOL

Do UOL, no Rio de Janeiro

29/07/2013 18h10

Os peregrinos que deixaram para visitar o Cristo Redentor pelo sistema de vans que sai do Largo do Machado, na zona Sul do Rio, enfrentaram até 5 horas de filas, além de falta de informação.

Por volta das 15h30, havia quatro filas para conhecer o monumento: uma para trocar o ingresso adquirido na internet, uma para quem comprou na internet e já trocou embarcar, uma para quem comprou na hora embarcar e uma para comprar na hora. Porém, à tarde já não havia mais ingressos para hoje e os peregrinos que aguardavam iriam comprar a entrada para esta terça-feira (30).

Somente uma pessoa dava informações sobre filas, sistema de compras, como é o passeio e o que o peregrino precisasse saber.

Valdilane Santos de Andrade, 26, é missionaria em Imperatriz, no Maranhão. Ela estava com um grupo de 180 pessoas da cidade maranhense e chegaram as 11h no largo.

 

O grupo, orientado pela coordenação de hospedagem da jornada, comprou ingresso antes mesmo de vir para o Rio, pela internet, mas mesmo assim enfrentou cinco horas de fila --eles embarcaram para o passeio pouco depois das 16h.

"Íamos em Cachoeira Paulista [SP], onde fica a Canção Nova [comunidade catolica], mas não deu por causa da espera. Mas não dá para desistir de ir ao Corcovado. Andar dois dias e meio de metrô e não parar no Cristo é como não vir ao Rio", disse a missionaria.

Um grupo de jovens de Eldorado do Sul (RS) também não sabia se iria conseguir fazer outros passeios por causa do tempo gasto para ir ao Cristo.

Eles estavam na fila para comprar o passeio para a terça. Antes, já tinham ido até o Corcovado sem saber que não poderiam entrar sem ser nas vans da empresa Paineiras-Corcovado ou pelo trem. Karina Velloso, 25, disse que eles acordaram 4h para conseguirem chegar as 7h no Corcovado. Depois foram ate o largo.

"Deveria ter uma estrutura maior, só têm dois guichês", disse a jovem do grupo gaúcho.

A colombiana Sayda Rincón, que veio de Bogotá. embarcou as 16h15 na van que a levaria ao Cristo, depois de esperar desde as 8h30. Ela queria visitar até terça a catedral metropolitana, no centro, e o Pão de Açúcar. "Mas não pode ter essa fila. É um incomodo esperar, mas entendemos a demora. Todos querem ir ao Cristo", disse.

A Paineiras-Corcovado, empresa que opera o sistema, triplicou o número de vans ---são 22 veículos e disse ter colocado mais funcionários para atender a demanda, sem informar a quantidade.

Até dia 2 de agosto o Cristo funciona 24h. Os ingressos com van e a entrada para o monumento custam R$ 45.