Professora que morreu ao salvar crianças em creche recebe homenagem de Temer
A professora Heley de Abreu Silva Batista, 43, que morreu na última quinta-feira (5) horas depois de salvar crianças de um incêndio na creche em que trabalhava, em Janaúba (MG), recebeu neste domingo (8) a Ordem Nacional do Mérito, concedida pelo presidente Michel Temer (PMDB).
Além dela, outras nove pessoas morreram na tragédia --oito crianças e o autor do incêndio, o vigia noturno da creche, Damião Soares Santos, 50. Ao todo, outras 47 vítimas foram hospitalizadas, e 23 delas já tiveram alta, duas delas neste domingo.
De acordo com a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, a homenagem é concedida "a pessoas que deram exemplos de dedicação e serviço ao país e à sociedade brasileira".
Este é o caso da Professora Heley Batista, que sacrificou sua própria vida para salvar a vida de seus alunos, em um gesto de coragem e de heroísmo que emocionou a todos".
Nota da Presidência da República
O nome de Heley também deve batizar a nova creche, que deve ser reinaugurada daqui a cerca de 80 dias, segundo o prefeito de Janaúba, Carlos Isaildon Mendes (PSDB).
Antes de morrer, a pedagoga salvou algumas crianças das labaredas, colocando algumas por cima da janela. Durante o incêndio, ela entrou em luta corporal com o vigia. Seus amigos falaram em "atitude heroica".
O corpo de Heley foi encontrado ao lado do algoz, um homem solitário de 50 anos que nunca casou nem teve filhos, e que durante o dia vendia picolés feitos por ele próprio para completar a renda.
No Centro de Educação Municipal Gente Inocente, a creche onde ocorreu o incêndio, Heley lecionava desde 2016, quando ingressou por concurso nos quadros da Prefeitura de Janaúba, cidade de 71 mil habitantes no norte de Minas Gerais.
Prefeitura vai demolir creche
A Prefeitura de Janaúba informou neste final de semana que vai demolir o imóvel onde funciona a creche alvo atacada, que tinha capacidade para 82 crianças. De acordo com Carlos Mendes, um memorial será construído no local da tragédia.
O prédio foi interditado e, segundo a administração municipal, apenas nesta segunda (9) será definido o local onde funcionará a “creche provisória” até que um novo prédio seja construído.
- Inalação de fumaça eleva nº de vítimas; o que pode acontecer com elas?
- Atendimento a vítimas conecta tragédias da boate Kiss e de creche
O Ministério Público Estadual em Minas Gerais abriu quatro procedimentos para investigar o caso. A Polícia Civil também investiga o caso e deve concluir o inquérito em até 30 dias.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.