Topo

Luzes confundem filhotes de tartaruga, que são atropelados e morrem em AL

Aliny Gama

Colaboração para o UOL, em Maceió (AL)

15/01/2019 04h01

Confundidos pela iluminação artificial perto da praia, ao menos 33 filhotes de tartarugas marinhas morreram atropelados na avenida Assis Chateaubriand, no Pontal da Barra, litoral sul de Maceió, nesta segunda-feira (14). 

Os filhotes encontrados são da espécie tartaruga-de-pente (Eretmochelys imbricata), criticamente ameaçada de extinção, segundo a IUNC (União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais). 
 
Segundo o instituto Biota, que monitora tartarugas marinhas em Alagoas, biólogos que estiveram no local do incidente identificaram marcas no asfalto e animais esmagados. Pessoas que passavam pelo local relataram que a ninhada parecia ser grande, e o número de animais mortos pode ser ainda maior.

"As tartarugas se orientam pela luminosidade da espuma das ondas e, assim, conseguem se nortear para o mar", explicou a coordenadora de monitoramento e resgate do instituto Biota, Bruna Teixeira.

Ela explica que os filhotes nasceram na noite de ontem, se confundiram com a iluminação pública e correram para a direção errada. Os especialistas dizem que o problema é recorrente e resultado da "fotopoluição" - contaminação do ambiente causada pelo excesso de luz artificial. 

 Um motorista que passava pelo local viu a cena e tentou tirar as tartarugas da pista. Mas alguns filhotes insistiram em voltar para o asfalto.

 "Nessas imagens fica claro que elas estavam completamente desorientadas por conta das luzes artificiais, sem contar que o local não possui restinga, e a areia vai para o asfalto", explicou Teixeira.
 
O ninho estava na praia do Pontal da Barra, mas devido às chuvas, os biólogos não conseguiram localizar o local em que a tartaruga colocou os ovos. "Se tivéssemos encontrado, saberíamos uma estimativa do número de filhotes que nasceu na ninhada", disse Teixeira.
 
A tartaruga-de-pente é uma das espécies que mais desova no litoral de Alagoas. O período reprodutivo das tartarugas marinhas ocorre entre dezembro e março. Nesta temporada de reprodução, o Biota já contabilizou 250 ninhos de tartarugas, monitorados pelo instituto.
 
O Biota recomendou à prefeitura de Maceió que a iluminação seja realinhada para evitar esse tipo de tragédia. O biólogo Bruno Stefanis, diretor do instituto, destacou que, recentemente, tubarões foram vistos nadando em um local raso na praia da Jatiúca em Maceió e que eles podem ter sido atraídos também pelas luzes artificiais.
 
"Existem estudos técnicos e acadêmicos, com dados, em que a comunidade acadêmica chama a atenção para os problemas causados pela luminosidade artificial", destacou o biólogo. 

A Sima (Superintendência Municipal de Energia e Iluminação Pública) contesta a afirmação e diz que as luzes artificiais da orla garantem maior segurança para a população.
 
"Não existe comprovação do efeito dos refletores ou da iluminação na orla em atrair animais da espécie marinha, e que a iluminação na orla de Maceió garante melhor visibilidade e segurança para a população", informou o órgão, por meio de nota.