Topo

Esse conteúdo é antigo

Duas amigas morrem após caírem de cachoeira de 30 metros em Santa Catarina

Beatriz Gomes

Do UOL, em São Paulo

14/09/2020 16h43

As amigas Bruna Rafaela Vellasquez, de 18 anos, e Monique Medeiros de Almeida, de 19 anos, morreram no fim da tarde de ontem após se desequilibrarem e caírem de uma cachoeira de 30 metros no município de Lages, em Santa Catarina.

O capitão da Polícia Militar Jacques Henrique Martins, da 5ª Companhia do Batalhão de Aviação de Lages, que atendeu a ocorrência, disse ao UOL que as mulheres "estavam na beirada da cachoeira" quando uma das jovens escorregou e a outra tentou ajudá-la, mas acabou se desequilibrando e caindo junto com a amiga.

Segundo o capitão, ao chegarem no local os médicos constataram a morte de Bruna Vellasquez. Já Monique Medeiros ainda tinha sinais vitais quando foi retirada da cachoeira com uma maca com apoio de um helicóptero, que pousou em uma área próxima para fazer os primeiros socorros. Apesar do atendimento, ela morreu antes de chegar à unidade de saúde.

Devido ao difícil acesso ao local, o resgate foi feito de helicóptero pelo Serviço Móvel de Urgência junto com a polícia. O capitão Jacques disse ao UOL que Monique teve traumatismo crânio-encefálico. "Não seria possível fazer o resgate de forma rápida sem o helicóptero. Infelizmente, ela veio a óbito. Não deu para salvar.".

O capitão ainda explicou que a área onde as vítimas estavam era de difícil acesso, sendo possível o acesso somente através de uma trilha. "A parte que elas [as vítimas] estavam ali era bem difícil porque ela não tem um acesso. O acesso ali se dá por trilhas. E devido a dificuldade de chegar no corpo, como não tinha por onde chegar mesmo, elas caíram ali em um lugar que não tinha acesso, então, por isso, foi fundamental o uso do helicóptero."

A PM (Polícia Militar) de Santa Catarina informou que prestou apoio à ocorrência com o helicóptero e afirmou que os socorristas do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) que estavam no local disseram que era proibida a visitação na cachoeira onde as jovens estavam.

"Segundo os socorristas, o lugar onde as jovens estavam é proibido para visitação, mas visitantes acabam indo até o local atraídos pela paisagem. Muitas pessoas acompanharam o resgate no local no fim da tarde de domingo", disse a corporação em nota enviada ao UOL.

Publicações

Nas redes sociais, ambas as vítimas compartilharam uma foto ontem dentro de um carro na estrada, possivelmente a caminho da cachoeira (foto à esquerda).

Posteriormente, uma das pessoas que foi marcada na postagem das vítimas publicou uma foto de um grupo em uma suposta cachoeira. É possível ver duas pessoas sentadas em uma parte mais alta, enquanto outras pessoas aparecem na parte inferior do local (foto à direita).

Diversas pessoas lamentaram a morte das jovens. "Muito triste", escreveu uma pessoa. "Que triste. Meus sentimentos aos familiares", disse outra.

Nas redes sociais, ambas as vítimas compartilham uma foto dentro de um carro na estrada (foto à esquerda) e uma pessoa marcada na postagem das vítimas, postou uma foto de um grupo no que parece uma cachoeira (foto à direita).  - Reprodução/Redes Sociais - Reprodução/Redes Sociais
As vítimas compartilham uma foto na estrada (à esquerda) e uma pessoa marcada na postagem das jovens, postou uma foto de um grupo em uma suposta cachoeira (à direita)
Imagem: Reprodução/Redes Sociais