Topo

Esse conteúdo é antigo

Traficante que usava menores para levar drogas do Paraguai ao Rio é preso

Eduardo Blanc, 21 anos, utilizava menores de idade por causa de menores punições - Polícia Civil do RJ/Divulgação
Eduardo Blanc, 21 anos, utilizava menores de idade por causa de menores punições Imagem: Polícia Civil do RJ/Divulgação

Tatiana Campbell

Colaboração para o UOL, no Rio de Janeiro

22/10/2020 20h59

A Polícia Civil prendeu hoje um traficante acusado de utilizar menores de idade para transportar drogas do Paraguai para o Complexo do Alemão, comunidade da zona norte do Rio de Janeiro. Eduardo Blanc, 21 anos, foi localizado pelos agentes da DPCA (Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente) em Foz do Iguaçu, no Paraná. Segundo a polícia, as armas e drogas adquiridas por ele vinham da Ciudad del Este, no Paraguai, entravam no Brasil pela fronteira em Foz do Iguaçu e eram distribuída no Rio.

Os agentes começaram as investigações após a apreensão de um dos adolescentes, utilizados por Eduardo, na rodovia Presidente Dutra, no dia 26 de maio do ano passado. De acordo com a polícia, em um carro roubado, o jovem transportava quase 500 kg de maconha que seriam entregues em comunidades do Rio. Além disso, era o menor quem dirigia o veículo. Com o adolescente foi apreendido ainda um celular. A partir disso, os agentes descobriram o esquema.

A Polícia Civil informou ainda que Eduardo Blanc acompanhava os menores no trajeto de Foz do Iguaçu até o Rio de janeiro, fazendo uma escolta em um outro veículo sem restrições e sem transportar material ilícito, justamente para dificultar que os agentes o prendessem em caso de abordagens feitas por policiais rodoviários.

O delegado Pedro Brasil, responsável pelo caso, disse ao UOL que Blanc usava os adolescentes porque, conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente, a punição a eles seria menos rígida e, caso fossem apreendidos, voltariam para a rua mais rápido, o que aconteceu.

"Os menores têm punições muito mais brandas. Esse [adolescente apreendido] ficou sete dias no Centro Sócio Educativo. Ele [Eduardo Blanc] vinha se utilizando dessa forma de atuação para se tornar um dos maiores abastecedores de armas e drogas às comunidades do Rio de Janeiro, valendo-se da legislação menos rígida aplicada a adolescentes que cometem atos infracionais, se comparada à lei penal aplicada a maiores de idade", explicou o delegado.

A prisão de Eduardo Blanc foi realizada com o apoio do Centro de Operações Policiais Especiais do Paraná e da 6ª Subdivisão Policial de Foz do Iguaçu. Após a formalização dos atos referentes ao cumprimento do mandado de prisão, ele será encaminhado ao sistema penitenciário do Paraná, onde vai aguardar a transferência para o sistema penitenciário do Rio de Janeiro.

Eduardo vai responder pelos crimes de tráfico de drogas e corrupção de menores. A reportagem tentou localizar a defesa do traficante, que não foi encontrada.