Topo

Esse conteúdo é antigo

Polícia investiga se policial penal matou a esposa grávida no Paraná

Vanessa e Robson foram encontrados mortos em casa, diz polícia - Arquivo Pessoal
Vanessa e Robson foram encontrados mortos em casa, diz polícia Imagem: Arquivo Pessoal

Abinoan Santiago

Colaboração para o UOL, em Ponta Grossa (PR)

03/11/2020 01h11Atualizada em 03/11/2020 15h06

Uma advogada de 33 anos foi morta em casa na tarde desta segunda-feira (02), no bairro Aclimação, em Cascavel, no oeste do Paraná. Segundo a Polícia Militar (PM), a vítima Vanessa Postal estava grávida de três meses e apresentava marcas de tiros. O marido dela, o policial penal federal Robson Fachini, de 39 anos, também foi encontrado sem vida ao lado da mulher.

A suspeita é de feminicídio seguido de suicídio praticado pelo agente, aponta a investigação inicial da Polícia Civil.

Robson era ainda professor de direito em um cursinho preparatório e digital influencer na área de concursos públicos, com mais de 24 mil seguidores somados em suas páginas no Instagram e Facebook.

O caso chegou à PM após a família de Vanessa notar que ela não atendia as ligações nem respondia mensagens no celular. Os parentes teriam acionado uma viatura para tentar entrarem na casa.

Ao chegarem ao local, os vizinhos também teriam relatado discussões na manhã de hoje. Os policiais entraram no imóvel após ninguém responder os chamados e notarem marcas aparentemente de sangue embaixo da porta. Os corpos estavam um ao lado do outro. A perícia ainda encontrou vários objetos revirados no imóvel.

De acordo com a PM, uma pistola calibre 40 estava na posse de Robson. Ela seria registrada como propriedade do Departamento Penitenciário Federal (Depen). O policial era lotado na Penitenciária Federal de Catanduvas, a 55 quilômetros de Cascavel. Ele estava no cargo desde 2009, apurou a Polícia Civil.

Casal tinha histórico de brigas

De acordo com o delegado Diego Valim, a relação do casal sofria recentes abalos com discussões. Robson teria registrado um boletim de ocorrências em 30 de outubro relatando que sairia de casa após a esposa viajar. Também haveria ocorrências feitas por Vanessa contra o marido.

"[Era] uma cena grave. Preliminarmente, tudo indica que o autor teria desferido um tiro, praticado um feminicídio e posteriormente se suicidado. Já era uma relação conturbada. Não temos como precisar os motivos para as brigas. A delegacia ainda vai ouvir familiares próximos para poder estabelecer a dinâmica que acabou neste desfecho", comentou o delegado à imprensa, na frente da residência do casal.

Vanessa e Robson deixam uma filha cada. Ambas são crianças de outros relacionamentos, de acordo com a Polícia Civil.

O UOL ainda não conseguiu contato com as famílias dos envolvidos.

Amigos lamentam mortes

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Cascavel emitiu nota lamentando o ocorrido. A entidade diz que Vanessa deixa "um legado exemplar entre colegas, amigos e familiares".

Amigos do casal também lamentaram as mortes nas redes sociais. "Eu sinto muito pela maneira trágica e cruel que você deixou este mundo. Que o Senhor console sua mãe, sua princesa e dê a paz que elas e todos seus amigos e familiares precisam nesse momento. Vou ficar com aquela sua gargalhada gostosa na memória", homenageou uma amiga de Vanessa.

"Uma grande tragédia se abateu sobre nós hoje, nosso irmão, policial penal federal e professor Robson Fachini e a esposa foram encontrados mortos em casa. Estamos aguardando as conclusões. Arrasado!", escreveu outro amigo do suspeito.